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Capital

Com contrato de 48 milhões, licitação dos radares na Capital é homologada

Gestão da fiscalização eletrônica ficará a cargo de empresa paulista

Por Kamila Alcântara | 19/08/2025 07:36
Com contrato de 48 milhões, licitação dos radares na Capital é homologada
Radar eletrônico instalado na Avenida Júlio de Castilho, em Campo Grande, na semana passada (Foto: Marcos Maluf)

A Prefeitura de Campo Grande homologou contrato de R$ 47,9 milhões com a Serget Mobilidade Viária Ltda., empresa de São Paulo, para cuidar do sistema de fiscalização eletrônica do trânsito na cidade. A publicação saiu na edição desta terça-feira (19) do Diogrande (Diário Oficial do Município).

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A Prefeitura de Campo Grande homologou contrato de R$ 47,9 milhões com a Serget Mobilidade Viária Ltda. para gerenciar o sistema de fiscalização eletrônica do trânsito na cidade. A empresa será responsável pela instalação, monitoramento e manutenção dos equipamentos registradores de infrações. O novo acordo encerra um período de quase um ano sem cobertura formal na fiscalização eletrônica, após o término do contrato anterior com o consórcio Cidade Morena em setembro de 2024. A homologação foi assinada pela prefeita Adriane Lopes e publicada no Diário Oficial do Município.

O pregão eletrônico nº 006/2025, solicitado pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), inclui a instalação, monitoramento e manutenção dos equipamentos registradores de infrações, além do fornecimento de plataforma de gestão de dados, central de monitoramento e sistemas de análise e inteligência de imagens.

Com a homologação assinada pela prefeita Adriane Lopes (PP), a Serget passa a ser responsável pelo processamento das imagens e das infrações de trânsito registradas nas vias e logradouros públicos da Capital. O contrato entra em vigor a partir da assinatura.

O novo contrato encerra um período de quase um ano em que a fiscalização eletrônica de trânsito na Capital esteve sem cobertura formal. O vínculo anterior, firmado com o consórcio Cidade Morena em 2018, teve seis prorrogações seguidas e chegou ao fim em 5 de setembro de 2024, após o último termo aditivo. Desde então, não houve renovação, deixando a operação dos radares em situação de transição.

Na época, a Prefeitura chegou a justificar que aguardava a conclusão de um novo processo licitatório, mas o edital só foi finalizado neste ano, sob as regras da Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. O intervalo sem contrato ativo levantou questionamentos sobre o monitoramento do tráfego e a regularidade da aplicação de multas durante esse período.

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