ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com ordem para sair das ruas, 98 ônibus velhos equivalem a 20% da frota

Conforme a Agereg, serão substituídos os veículos fabricados entre 2010 e 2013

Por Aline dos Santos | 22/05/2025 11:49
Com ordem para sair das ruas, 98 ônibus velhos equivalem a 20% da frota
Passageira caminha em plataforma ao lado de ônibus. (Foto: Osmar Veiga)

A ordem da Prefeitura de Campo Grande para retirada de 98 ônibus por estarem em desconformidade com os limites de idade útil previstos no contrato equivale a 20% da frota do transporte coletivo. A determinação foi publicada na quarta-feira (dia 21).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande determinou a retirada de 98 ônibus do Consórcio Guaicurus por ultrapassarem os limites de idade útil estabelecidos em contrato. Os veículos, que representam 20% da frota total de 460 unidades, devem ser substituídos em 30 dias por outros que atendam às exigências contratuais. Segundo a Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos), o edital estabelece idade máxima de 15 anos para ônibus articulados e 10 anos para os demais modelos. A agência abriu processo administrativo para aplicação de multa devido aos reiterados descumprimentos contratuais relativos ao limite da idade média da frota.

No último dia 5 de maio, durante audiência na CPI do Transporte Público (Comissão Parlamentar de Inquérito), na Câmara Municipal, o diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos), José Mário Antunes da Silva, detalhou que a frota tem 460 veículos.

Portanto, os 98 vetados por critério de idade correspondem a 20% do total. No prazo de 30 dias, os veículos devem ser substituídos por outros que atendam plenamente às exigências contratuais.

Ainda de acordo com a Agereg, considerando os reiterados descumprimentos contratuais relativos ao limite da idade média da frota ao longo da execução do contrato com o Consórcio Guaicurus, foi aberto processo administrativo para aplicação de multa.

“O edital estabelece que a idade máxima dos veículos deve ser de 15 anos para os ônibus articulados e de 10 anos para os demais tipos. Serão substituídos os veículos fabricados entre 2010 e 2013, que compõem a parte mais antiga da frota”, informou a agência ao Campo Grande News.

Na CPI, José Mário ainda apresentou aos vereadores o detalhamento de idades. São 71 ônibus com menos de 2 anos, outros 58 têm entre 4 e 6 anos. Vinte veículos têm 7 anos. Onze contam com 8 anos. Enquanto 300 ônibus estão acima do limite prudencial de uso, operando com a capacidade comprometida.

O Campo Grande News questionou o Consórcio Guaicurus sobre a frota, cumprimento da decisão e como será a logística para substituição, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias