Com ordem para sair das ruas, 98 ônibus velhos equivalem a 20% da frota
Conforme a Agereg, serão substituídos os veículos fabricados entre 2010 e 2013
A ordem da Prefeitura de Campo Grande para retirada de 98 ônibus por estarem em desconformidade com os limites de idade útil previstos no contrato equivale a 20% da frota do transporte coletivo. A determinação foi publicada na quarta-feira (dia 21).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prefeitura de Campo Grande determinou a retirada de 98 ônibus do Consórcio Guaicurus por ultrapassarem os limites de idade útil estabelecidos em contrato. Os veículos, que representam 20% da frota total de 460 unidades, devem ser substituídos em 30 dias por outros que atendam às exigências contratuais. Segundo a Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos), o edital estabelece idade máxima de 15 anos para ônibus articulados e 10 anos para os demais modelos. A agência abriu processo administrativo para aplicação de multa devido aos reiterados descumprimentos contratuais relativos ao limite da idade média da frota.
No último dia 5 de maio, durante audiência na CPI do Transporte Público (Comissão Parlamentar de Inquérito), na Câmara Municipal, o diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos), José Mário Antunes da Silva, detalhou que a frota tem 460 veículos.
Portanto, os 98 vetados por critério de idade correspondem a 20% do total. No prazo de 30 dias, os veículos devem ser substituídos por outros que atendam plenamente às exigências contratuais.
Ainda de acordo com a Agereg, considerando os reiterados descumprimentos contratuais relativos ao limite da idade média da frota ao longo da execução do contrato com o Consórcio Guaicurus, foi aberto processo administrativo para aplicação de multa.
“O edital estabelece que a idade máxima dos veículos deve ser de 15 anos para os ônibus articulados e de 10 anos para os demais tipos. Serão substituídos os veículos fabricados entre 2010 e 2013, que compõem a parte mais antiga da frota”, informou a agência ao Campo Grande News.
Na CPI, José Mário ainda apresentou aos vereadores o detalhamento de idades. São 71 ônibus com menos de 2 anos, outros 58 têm entre 4 e 6 anos. Vinte veículos têm 7 anos. Onze contam com 8 anos. Enquanto 300 ônibus estão acima do limite prudencial de uso, operando com a capacidade comprometida.
O Campo Grande News questionou o Consórcio Guaicurus sobre a frota, cumprimento da decisão e como será a logística para substituição, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.