Comporta do Lago do Amor será ampliada para evitar novos alagamentos
Equipamento passou por limpeza na manhã desta quinta-feira (14) para retirada de galhos e lixo
Com o aumento do volume de chuva, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) decidiu ampliar em 20 centímetros o diâmetro da comporta responsável por auxiliar na vazão da água do Lago do Amor, na Avenida Filinto Müller.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Segundo a pasta, no dia 28 de março, quando a barragem e parte da pista cederam, choveu 48 milímetros. Na noite desta quarta-feira (13), o volume chegou a 90 milímetros, o que levou ao alagamento da pista.
- Leia Também
- Apesar de obra e limpeza, Lago do Amor volta a inundar avenida
- Lago do Amor passa por limpeza para evitar novos transbordamentos
Na última reconstrução, uma comporta foi instalada para reforçar os vertedouros principais, que, com o assoreamento do Lago, já não davam conta da vazão no período de chuvas. Agora, a estratégia é realizar, nos próximos dias, a obra que vai “alargar” em 20 centímetros as chapas da estrutura para aumentar a vazão e reduzir o risco de transbordamento.
A Sisep afirma que, mesmo com água sobre a pista, o sistema respondeu bem ao volume quase duas vezes maior, e que a comporta não pode ser aberta demais para evitar queda excessiva do nível do Lago em dias sem chuva.
Na manhã desta quinta-feira, equipes realizaram limpeza no sistema, retirando galhos e lixo acumulados. A comporta está operando com 30 centímetros de abertura, enquanto o padrão em dias comuns é de 15 centímetros.
Alerta – A Defesa Civil Nacional prevê pancadas de chuva localmente fortes em Mato Grosso do Sul, com rajadas de vento, queda de granizo e descargas elétricas. Há risco de alagamentos, inundações, destelhamento de casas e queda de galhos de árvores.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


