Drive agiliza vacinação e recebe até idoso em fusquinha
Novo ponto de vacinação se soma a estrutura de mais 18 postos de saúde onde vacinação de idosos será até o dia 13 de fevereiro
Além do horário agendado previamente, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou qualquer outro documento de identificação na mão agiliza a vacinação no primeiro dia de funcionamento do drive-thru, instalado no Parque Airton Senna, no Bairro Aero Rancho, na região sul de Campo Grande.
A espera é de poucos minutos no novo ponto de vacinação criado para se somar a estrutura de 18 unidades de saúde disponíveis para imunizar até o dia 13 de fevereiro, idosos a partir de 80 anos, contra a covid-19.
O local onde, no ano passado, funcionou centro de triagem para realização de exames de diagnóstico da covid-19, agora é palco para o que pode ser o fechamento do ciclo de uma pandemia. Quatro boxes de atendimento foram instalados para receber os idosos em carro de passeio, ou seja, sem precisar descer para receber a primeira dose do imunizante. A expectativa é vacinar 60 idosos, com idades ente 94 e 97 anos, nesta segunda-feira.
Osvaldo Jorge Silva, 63 anos, não precisou esperar muito para vacinar o pai, José Jorge Silva, 96 anos. O atendimento foi marcado para às 13h20, com o cartão do SUS, não foi necessário nem enfrentar fila. ““Estamos bem felizes de conseguir a vacina. É algo muito importante para meu pai. No início a gente ficou com um pouco de medo, mas deu tudo certo”, afirmou.
Mesmo do alto de quase um século de vida, José não escondia ansiedade para tomar a vacina. “Agora era só esperar mais um pouquinho”.
Emocionado, João Martins 62 anos, levou a mãe Joana Freitas, também de 96 anos, para receber a primeira dose da vacina no drive-trhu. “Tudo está tão estranho. A gente não podia abraçar. Não podia fazer muita coisa. Não dá para dizer se vamos recuperar. Ou que agora tudo volta ao normal. O que já passou não tem volta. Mas, agora estamos melhorando”, avaliou.
É preciso ficar atendendo para o local onde cada idoso foi agendado para receber a vacina. A Lenira Vikari, 72 anos, acabou perdendo a viagem ao levar a mãe, Elizabete Pinho da Silva, 94 anos, até o Parque Airton Senna.
"Nosso agendamento era para posto de saúde. Não conseguimos aqui, mas o importante é que alguma coisa já está acontecendo. Ficamos muito receosos com a pandemia, porque a liberdade foi privada. Mas, agora estamos no caminho certo”, afirmou.
Agendamento - É importante ressaltar que, como forma de dar prioridade correta aos grupos de risco e evitar aglomerações, é necessário realizar cadastro por meio do site oficial do executivo municipal (clique aqui)
Os que forem selecionados para receber a primeira dose devem ir de carro pela Rua Arapoti, onde passarão por uma tenda de forma a fazer a triagem inicial. Além da aferição de temperatura, é dada continuidade no cadastro e verificado se o agendamento está correto.
Em seguida, a pessoa será encaminhada para o setor A ou B, conforme direcionado com base no fluxo de pessoas no momento. Não é necessário descer do carro, basta apenas ser vacinado e voltar para casa. O horário de funcionamento é das 13h até 18h.