Corredora por paixão e faxineira de profissão, Silvânia venceu a prova dos 42 km
Por conta do trabalho, o treino se limita a 5 km por dia; próxima prova será em Assunção

A conquista do primeiro lugar feminino na prova dos 42 km da Maratona de Campo Grande foi resultado da disciplina de Silvania Lopes Gimenez, que treina 5 km por dia. Este é o percurso obrigatório a que se impõe, para não perder condicionamento e o que possível no cotidiano, já que precisa conciliar o esporte do coração com o trabalho de faxineira em escola de Ivinhema, a 289 quilômetros de Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
"A preparação, infelizmente, eu não consigo fazer, por causa do meu trabalho, então, assim, é pouco tempo que eu tenho”, disse Silvânia. O objetivo era melhor o desempenho em relação ao resultado de 2024, quando ficou em sexto lugar. Hoje, na primeira colocação, terminou a prova com tempo de 3:32:24.
A paixão pela corrida começou há 6 anos, por brincadeira. Conta que viu no Facebook uma publicação chamando para corrida de 5 km. Resolveu ir e acabou tomando gosto pelo esporte. O grupo cresceu e um incentiva o outro a continuar na atividade.
Desde então, Silvânia já participou de cerca de 150 corridas, pelo menos sete maratonas e duas São Silvestres. “Se Deus quiser, vou participar da terceira”. Em agosto, participara da Maratona de Assunção, no Paraguai.
Em Campo Grande, foi campeã da prova em 2023, ficou em sexto lugar no ano passado e, este ano, novamente conquistou o pódio. Se sentiu desafiada nas subidas, desafio que não é comum nos treinos em Ivinhema. “Difícil a gente manter um ritmo, então, é focar mesmo pra não desistir no meio da prova, pegar os isotônicos que tinham nos percursos, ajudou muito”, contou.
Por isso, a vitória veio com sabor a mais. “É um percurso difícil, mas é prazeroso participar”.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.