ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  09    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Em mutirão, mais de 90 mulheres recebem DIU de cobre gratuito

Com atendimento no prédio do Saúde Delas, pacientes saíram com retorno agendado

Por Kamila Alcântara | 09/08/2025 11:02
Em mutirão, mais de 90 mulheres recebem DIU de cobre gratuito
Modelo de DIU de cobre oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde na ação (Foto: Henrique Kawaminami)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande realizou, neste sábado (9), uma ação no Centro Especializado Municipal II, o Saúde Delas, que garantiu a inserção de mais de 90 DIUs (Dispositivos Intrauterinos) em mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande realizou mutirão para inserção de DIU de cobre em mulheres. Mais de 90 atendimentos foram feitos no Centro Especializado Municipal II, o Saúde Delas. A ação visa atender mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva. Profissionais de saúde destacaram a crescente procura pelo método contraceptivo, especialmente entre jovens. O DIU de cobre, além de ser gratuito, oferece proteção por até dez anos, sendo uma alternativa segura e reversível, sem hormônios. A inserção é feita com acompanhamento de ultrassom para garantir segurança e conforto às pacientes.

A ginecologista Juliana Rabelo, que acompanhou os atendimentos junto com a técnica de enfermagem Rosângela Camargo, destacou a procura crescente pelo método, principalmente entre as mulheres mais jovens.

“Cheguei a atender uma de 18 anos. Nesse modelo de mutirão, damos todas as orientações na sala mesmo e a paciente sai com o retorno agendado, além das recomendações para o pós. Acredito que com a desburocratização e descentralização, as mulheres começaram a procurar mais esse método”, afirmou.

A psicóloga de 26 anos, Jheffiner Hervas Bastos, contou que procurou a ação para trocar o método contraceptivo. “Eu queria parar de tomar a pílula e a médica falou que o DIU era o melhor método, principalmente porque não tem hormônio. Eu ainda não tenho filhos e não pretendo ter agora, então vim colocar”, relatou.

Ela avaliou como eficiente o atendimento recebido. “Não cheguei muito cedo, mas aqui parece que é bem organizado. Minha amiga, que já foi atendida, fez o teste de gravidez e recebeu todas as orientações. Ela disse que foi tudo tranquilo”, contou.


O DIU de cobre é um método contraceptivo não hormonal, seguro, reversível e gratuito, com proteção de até 10 anos, indicado para mulheres com ou sem filhos. A inserção é feita por profissionais capacitados, com suporte de ultrassonografia para garantir conforto e segurança. O atendimento começou às 7h30 e vai durante todo o dia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.