Em mutirão, mais de 90 mulheres recebem DIU de cobre gratuito
Com atendimento no prédio do Saúde Delas, pacientes saíram com retorno agendado

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande realizou, neste sábado (9), uma ação no Centro Especializado Municipal II, o Saúde Delas, que garantiu a inserção de mais de 90 DIUs (Dispositivos Intrauterinos) em mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande realizou mutirão para inserção de DIU de cobre em mulheres. Mais de 90 atendimentos foram feitos no Centro Especializado Municipal II, o Saúde Delas. A ação visa atender mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva. Profissionais de saúde destacaram a crescente procura pelo método contraceptivo, especialmente entre jovens. O DIU de cobre, além de ser gratuito, oferece proteção por até dez anos, sendo uma alternativa segura e reversível, sem hormônios. A inserção é feita com acompanhamento de ultrassom para garantir segurança e conforto às pacientes.
A ginecologista Juliana Rabelo, que acompanhou os atendimentos junto com a técnica de enfermagem Rosângela Camargo, destacou a procura crescente pelo método, principalmente entre as mulheres mais jovens.
- Leia Também
- Hospital de Dourados fará mutirão para pacientes que aguardam na fila do SUS
- Entre adolescentes e adultas, 50 mulheres participam de mutirão para receber DIU
“Cheguei a atender uma de 18 anos. Nesse modelo de mutirão, damos todas as orientações na sala mesmo e a paciente sai com o retorno agendado, além das recomendações para o pós. Acredito que com a desburocratização e descentralização, as mulheres começaram a procurar mais esse método”, afirmou.
A psicóloga de 26 anos, Jheffiner Hervas Bastos, contou que procurou a ação para trocar o método contraceptivo. “Eu queria parar de tomar a pílula e a médica falou que o DIU era o melhor método, principalmente porque não tem hormônio. Eu ainda não tenho filhos e não pretendo ter agora, então vim colocar”, relatou.
Ela avaliou como eficiente o atendimento recebido. “Não cheguei muito cedo, mas aqui parece que é bem organizado. Minha amiga, que já foi atendida, fez o teste de gravidez e recebeu todas as orientações. Ela disse que foi tudo tranquilo”, contou.
O DIU de cobre é um método contraceptivo não hormonal, seguro, reversível e gratuito, com proteção de até 10 anos, indicado para mulheres com ou sem filhos. A inserção é feita por profissionais capacitados, com suporte de ultrassonografia para garantir conforto e segurança. O atendimento começou às 7h30 e vai durante todo o dia.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.