Entrega de senha para tirar identidade muda, após tumultos
Depois de vários dias com tumulto, a organização da fila foi diferente na manhã de hoje na entrada do Posto de Identificação Central, em Campo Grande. Pontualmente às 6h30, as senhas começaram a ser distribuídas ainda do lado de fora do shopping 26 de Agosto, onde está localizado o posto.
O diretor do Instituto de Identificação, Rubens Siles, entregou as senhas aos cidadãos que madrugaram na fila. “O horário de atendimento é a partir das 7h30, e não posso fazer meus funcionários chegarem mais cedo porque eles não recebem hora extra”, explica.
A dona de casa Márcia Ribeiro, 32 anos, estava há três dias indo ao Posto de Identificação e não conseguia senha para atendimento. Ontem, revoltada com a situação, ela foi pessoalmente conversar o diretor do Instituto de Identificação e ele prometeu a ela que nesta sexta-feira as senhas seriam distribuídas de forma mais organizada.
Para garantir o lugar na fila, Márcia chegou ao local às 4h30 e conseguiu pegar a segunda senha. “Depois de três dias vindo aqui, hoje finalmente vou conseguir tirar as carteiras de identidade dos meus filhos”, comemora a dona de casa, que hoje até esperou o portão abrir sentada do outro lado da rua, já que ninguém iria poder passar na frente dela mesmo.
Com a senha número 112, a costureira Nadir Custódio dos Reis, 52 anos, chegou ao local às 7h e conseguiu garantir o atendimento, que será feito lá pelas 14h de hoje, de acordo com a informação que ela recebeu do próprio chefe do Posto de Identificação, Onésimo Correa Mendonça.
Com tempo sobrando até o horário previsto para ser atendida, Nadir já sabia como ocupar as horas. “Vou aproveitar para fazer outras coisas aqui no centro e depois do almoço eu volto”, contou.
A última senha, de número 120, foi entregue às 7h20, faltando apenas 10 minutos para o portão abrir. Ainda na entrada do shopping, a diretoria do Posto de Identificação colocou um cartaz informando o encerramento da distribuição das senhas.
A técnica em enfermagem Márcia Ribeiro, 30 anos, por exemplo, chegou às 7h30 e ficou sem senha. “Na segunda-feira vou ter que chegar mais cedo, fazer o que?”, lamentou, com ar de conformidade.
Conforme o diretor do Instituto de Identificação, se o atendimento hoje for mais organizado e o andamento fluir bem, na segunda-feira serão distribuídas mais senhas para a população, da mesma forma que foi hoje.
Além do Posto de Identificação Central, que fica localizado no Shopping 26 de Agosto, os cidadãos podem fazer o RG nos práticos do Guaicurus, Aero Rancho e General Osório.