“Estão tirando leite do meu neto”: reclamam aposentados em fila contra desconto
Mais de 30 pessoas formaram fila no primeiro dia de atendimento dos Correios para resolver irregularidades

Na manhã desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) enfrentaram fila nos Correios da Avenida Calógeras com a Rua Dom Aquino, no Centro de Campo Grande, para contestar descontos indevidos nos benefícios previdenciários.
RESUMO
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Aposentados e pensionistas do INSS protestaram nesta sexta-feira (30) contra descontos indevidos em seus benefícios previdenciários, formando filas em agência dos Correios em Campo Grande. Cerca de 32 pessoas aguardavam atendimento pela manhã, buscando esclarecimentos sobre valores descontados sem autorização. Entre os casos relatados, aposentados denunciam descontos mensais que variam de R$ 26 a R$ 50, alguns persistindo há mais de duas décadas. Os Correios iniciaram atendimento presencial para consultas sobre os descontos, permitindo a emissão imediata de protocolos mediante apresentação de documento de identificação.
Por volta das 8h30, 32 pessoas já aguardavam atendimento. A maioria buscava esclarecimentos e solução para valores descontados sem autorização em seus benefícios. Entre os que aguardavam estava Ivan Cazé, de 73 anos, morador do Jardim Colibri, que relatou ter descontos mensais de R$ 42 há cinco anos, sem saber a origem.
"Eu já fui no Judiciário, a moça tirou pra mim o extrato que mostra o valor descontado. Isso é muito injusto. Não mandei descontar, está errado. Estão tirando o leite do meu neto e o meu pão de comer cedo", desabafou. Ivan cria o neto de 7 anos. “Eu nunca peguei esse dinheiro. Fizeram empréstimo em meu nome de R$ 2.800 e eu pago R$ 32 por mês, parcelado em 87 vezes", relatou. Ele soube do atendimento nos Correios pela televisão e já havia tentado resolver o caso no Procon, mas, segundo ele, “não deu em nada”.
Outro caso é o de Luciano de Barros Moraes, de 47 anos, ex-operador de máquinas de lavoura, que ficou incapacitado após acidente de moto em 2012, no qual perdeu a perna esquerda. Desde 2016 aposentado, Luciano revelou que há cinco anos sofre um desconto mensal de R$ 45, além de mais R$ 26 relacionados a cartão consignado.
“Esse desconto percebi faz tempo, mas fui deixando passar. Agora que me toquei, não posso mais deixar passar”, afirmou. Luciano recebe R$ 2.300, mas, com empréstimos, acaba ficando com apenas R$ 1.500 por mês. Ele acompanhava o pai ao atendimento, enquanto aguarda resposta do pedido de revisão que fez pelo aplicativo do INSS.
O aposentado Vicente Montanheri, de 74 anos, também aguardava na fila e contou que há mais de duas décadas sofre descontos próximos a R$ 50 mensais, atribuídos, segundo o INSS, à mensalidade de um sindicato. “Quero de volta o que descontaram de mim. Já estava esperando esse golpe, não é a primeira vez que fazem isso com aposentados. Espero uma solução de verdade, e que não fique só na promessa”, afirmou.

O atendimento presencial nos Correios foi implementado após denúncias e reclamações sobre descontos indevidos que vêm afetando milhares de aposentados em todo o país. Muitos deles relatam dificuldades para obter esclarecimentos e resolver as pendências diretamente com o INSS.
Os Correios começaram a atender os aposentados e pensionistas presencialmente a partir de hoje. O atendimento permitirá a consulta presencial sobre possíveis descontos e a emissão imediata de um protocolo com as informações apuradas. Basta apresentar um documento de identificação pessoal. Em casos de dificuldade de locomoção, outra pessoa poderá representar o beneficiário, desde que leve uma procuração.
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