ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  31    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Exames gratuitos para prevenir câncer são oferecidos na Praça Ary Coelho

Ação é realizada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço e começa às 8h

Por Cassia Modena | 30/07/2025 07:30
Exames gratuitos para prevenir câncer são oferecidos na Praça Ary Coelho
Praça Ary Coelho cheia em dia de outra campanha de prevenção, em março deste ano (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande, terá exames gratuitos e orientação sobre o câncer de cabeça e pescoço nesta quarta-feira (30), a partir das 8h.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Exames gratuitos para detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço serão oferecidos nesta quarta-feira (30), a partir das 8h, na Praça Ary Coelho, centro de Campo Grande. A iniciativa faz parte da campanha Julho Verde, promovida pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ABCG Brasil), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O objetivo é alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A campanha deste ano, "Da boca aos pulmões — Inspire prevenção. Expire saúde!", enfatiza a atenção aos sinais e sintomas, além da adoção de hábitos saudáveis. Estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela que 80% dos casos diagnosticados entre 2000 e 2017 estavam em estágio avançado, comprometendo as chances de cura.

A ação é realizada pela ABCG Brasil, a Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço, com o apoio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em alusão à campanha Julho Verde, que alerta para a necessidade de prevenir e evitar diagnósticos tardios da doença.

O tema da campanha deste ano é “Da boca aos pulmões — Inspire prevenção. Expire saúde!”. O destaque é para a atenção a sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço e à adoção de hábitos saudáveis.

Segundo estudo inédito divulgado este ano pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 80% dos tumores de cabeça e pescoço diagnosticados no Brasil, entre 2000 e 2017, foram identificados em estágios avançados, o que compromete seriamente as chances de tratamento e cura.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.