ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Foragido é detido em perseguição e recorre, de novo, à tentativa de suborno

Em 2020, Rodrigo Ricarte já havia sido preso por oferecer um "dinheirinho" ao ser parado no Portal Caiobá

Por Mylena Fraiha e Ana Beatriz Rodrigues | 05/01/2025 10:08
Foragido é detido em perseguição e recorre, de novo, à tentativa de suborno
Frame de vídeo gravado por policial durante outra tentativa de suborno feita por Rodrigo, em 2020 (Foto: Reprodução).

Na noite de ontem (4), o foragido da Justiça, Rodrigo Ricarte, de 36 anos, foi preso na Rua Três Marias, na Vila Marli, em Campo Grande, após tentativa de fuga, dirigir sem habilitação, tentar subornar os agentes e ser flagrado com uma pistola 9mm. O homem já havia sido preso em 2020, também por oferecer dinheiro a agente policial.

Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 22h43 de sábado, durante patrulhamento preventivo, os policiais militares iriam abordar veículo GM Celta preto, mas o condutor realizou arrancada brusca ao avistar as viaturas. A atitude deu início a uma perseguição, com o condutor jogando o carro contra a viatura em várias ocasiões, até finalmente obedecer à ordem de parada.

No carro, além do motorista, estava uma criança, identificada como seu enteado. O homem demorou a sair do veículo e, durante a busca, os policiais encontraram no banco do motorista uma pistola 9mm, modelo CM9 Gen 2, de fabricação turca, carregada com 16 munições.

A equipe também constatou que o motorista era foragido do sistema prisional por tráfico de drogas, em flagrante ocorrido em 24 de fevereiro de 2021, quando foi encontrado com porções de cocaína no carro em que estava. O homem recebeu voz de prisão. A criança foi entregue à avó.

No trajeto para a Depac/Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), o autor tentou subornar os policiais, oferecendo dinheiro para ser liberado e solicitando que fosse registrado no boletim de ocorrência que a arma se tratava de um modelo calibre .380, para obter a possibilidade de fiança. Ele foi informado de que havia cometido mais um crime e que responderia por corrupção ativa.

Devido ao comportamento agitado, o homem foi algemado para segurança da equipe. Além da pistola, foram entregues às autoridades um celular com avarias, e um cartão do banco Inter em nome de outra pessoa, com sobrenome Ricarte, que estava no interior do aparelho.

O veículo foi encaminhado ao pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) devido às infrações de trânsito cometidas e ao fato de o autor não possuir carteira de habilitação.

O caso foi registrado na Depac/Cepol como posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, direção perigosa, dirigir sem habilitação gerando perigo de dano, evasão de local de custódia legal e corrupção ativa.

Outro caso - Em março de 2020, Rodrigo já havia sido preso em circunstâncias semelhantes, durante uma ordem de parada no Bairro Portal Caiobá. Na ocasião, ele dirigia um Honda Civic e tentou fugir, sendo parado sete quadras à frente.

Ao verificar a documentação do veículo, a polícia constatou que o carro estava irregular e informou que seria apreendido e encaminhado ao Detran. Nesse momento, Rodrigo tentou subornar o agente policial para evitar a apreensão do carro. "Vou dar um dinheirinho para vocês", teria dito Rodrigo, conforme registrado no boletim de ocorrência.

Foragido é detido em perseguição e recorre, de novo, à tentativa de suborno
Transcrição do diálogo entre Rodrigo e o agente policial, ocorrido em 2020 (Foto: Reprodução).

Após a oferta, ele foi detido pelos agentes por corrupção ativa e por estar sem habilitação. Ele foi denunciado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em novembro de 2022, e a denúncia foi aceita em dezembro daquele ano. O último andamento é o agendamento de audiência, para junho de 2025.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias