Funcionária de shopping denuncia falhas nas medidas de biossegurança
Conforme o relato, no fim de semana do Dia da Mães o controle da entrada de clientes no interior do estabelecimento não foi feito
Uma vendedora que trabalha em loja do Shopping Norte Sul Plaza denunciou falhas nas medidas de biossegurança adotadas pelo estabelecimento. O controle do limite de entrada de pessoas não está sendo realizado e também não há medição diária da temperatura dos clientes. Outra reclamação é sobre o horário de atendimento que tem se estendido até às 22h.
À reportagem do Campo Grande News, a funcionária de 39 anos, que pediu para não ter o nome divulgado com medo de ser demitida, contou que quando chegou para trabalhar nesta quarta-feira (13) viu que não havia álcool gel em todos os corredores, apesar de o produto ser oferecido nas lojas.
Ainda conforme o relato, a medição da temperatura dos clientes não estava sendo realizada hoje e era possível entrar nas lojas mesmo estando sem máscaras. O uso deste Equipamento de Proteção Individual é obrigatório para funcionários, conforme as normas de biossegurança apresentadas pelo shopping, mas não há como exigir o uso dos clientes.
Segundo ela, as condições de trabalho dos funcionários desde o retorno das atividades no Shopping pioraram muito. As lojas estão deixando o ar condicionado desligado para evitar a propagação do vírus. Para os trabalhadores a sensação de “abafamento” aumenta sem o equipamento e com uso obrigatório das máscaras.
Outro problema apontado é o horário de funcionamento. Nas normas de biossegurança enviadas pelo shopping o encerramento das atividades às 20h, mas segundo a funcionária se tiver cliente as lojas deixam as portas abertas até às 22h.
Com lágrimas nos olhos ela declarou “ter muito medo de pegar isso aí”, se referindo ao coronavírus, especialmente por ter filho no grupo de risco para a doença. “Mas a gente precisa trabalhar. Só queria melhores condições. Se a gente reclama falam que a mesa está cheia de currículo de gente querendo trabalhar”, finalizou.
A funcionária comenta que o fim de semana do Dia das Mães foi um dos piores em termos de biossegurança. Como saiu tarde do trabalho não conseguiu pegar ônibus e teve de pagar por corrida em aplicativo. “Sinto que estou pagando para trabalhar”.
A reportagem do Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa do shopping sobre as queixas apresentadas.
Em nota, eles ressaltaram que o “Norte Sul Plaza cumpre com todos os protocolos de segurança na prevenção à Covid-19, de acordo com o Plano de Biossegurança protocolado e aprovado pela Semadur”.
Ainda segundo eles, apenas duas portarias de acesso ao shopping estão abertas ao público, com controle de tráfego, aferição de temperatura obrigatória e distribuição de máscara para os clientes.
Em relação ao horário de atendimento, eles enfatizaram que permanece até às 20h. Às vésperas do Dia das Mães, algumas lojas ficaram abertas até mais tarde, mas estavam autorizadas, conforme o decreto municipal. “A abertura foi facultativa, ficando a critério de cada empresário adotar ou não”.
Ainda conforme a assessoria do shopping, o uso de EPIs é obrigatório para todos os funcionários. Há fiscais orientando os lojistas diariamente a cumprir os protocolos e máscaras disponíveis na entrada para os clientes.
Imagens do shopping nesta terça-feira também foram enviadas pela assessoria.
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(*) Matéria editada para correção de informação. O uso de máscaras para funcionários é obrigatório e não opcional como informado anteriormente.