ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Incomodado com alta velocidade em via, morador constrói quebra-molas

Comerciante mora no bairro desde a década de 1990 e reclama da falta de manutenção

Por Silvia Frias e Maria Gabriela Arcanjo | 22/09/2025 11:19
Incomodado com alta velocidade em via, morador constrói quebra-molas
Cones foram colocados próximo do quebra-molas no Jardim Colúmbia (Foto: Marcos Maluf)

O comerciante Olídio Pimenta dos Santos, 63 anos, mora no Jardim Colúmbia desde a década de 1990. Sempre viu os carros passando em alta velocidade e a poeira subindo, incômodo que chegou ao extremo este ano, quando resolveu arrumar a rua e, na última semana, construir quebra-molas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Morador do Jardim Colúmbia, em Campo Grande, constrói quebra-molas em rua por conta própria para reduzir velocidade dos carros. Olídio Pimenta dos Santos, de 63 anos, afirma que a via, próxima à BR-163, é usada como rota alternativa e oferece riscos a pedestres, especialmente crianças. Em junho, Santos investiu R$ 1,8 mil na nivelação da rua, mas a alta velocidade persistiu. A construção dos quebra-molas, feita sem autorização da prefeitura, pode configurar infração administrativa e crime de dano ao patrimônio. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso e a inclusão da rua em planos de asfaltamento e sinalização.

“Isso aqui é um Deus nos acuda”, reclamou Santos, mostrando a Rua Carabinari. Em junho, conta que gastou R$ 1,8 mil, contratando caminhão-caçamba, patrola e escavadeira para nivelar a via e se livrar dos buracos e das poças de água em dia de chuva.

Mas a alta velocidade dos carros continuou. A rua fica próxima da BR-163 e paralela à Rua Nhamunda, por onde passa linha de ônibus do transporte coletivo, e é muito usada pelos condutores. O comerciante diz que se preocupa com as crianças que passam pelo local e ainda está incomodado com o poeirão, que continua. “Fora os fios arrebentados pelos caminhões”, contou.

Por isso, no último sábado, construiu quebra-molas, confiando na experiência de 45 anos na construção civil. Esta semana, pretende investir na sinalização.

O comerciante diz que não fez qualquer pedido prévio à prefeitura e acredita que esse procedimento também não foi adotado pela associação do bairro. “Aqui a gente fica isolado demais”, reclamou.

Vizinho do comerciante, Ezequiel Martins, 45 anos, também é morador antigo e reclama da alta velocidade dos condutores na via. “Isso aqui é uma pista de corrida.” Preocupou-se com a construção dos quebra-molas, por acreditar que estão um pouco altos, mas defende que devem ficar no local. “A população age conforme o poder público”, avaliou.

Incomodado com alta velocidade em via, morador constrói quebra-molas
Rua fica próxima da BR-163 e paralela à linha de ônibus do transporte coletivo (Foto: Marcos Maluf)

Apesar da boa intenção, quando um morador constrói por conta própria, além de não seguir os parâmetros técnicos, ele pode estar cometendo infração administrativa, por alterar a via pública, e crime previsto no artigo 163 do Código Penal (dano ao patrimônio).

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande. A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que a manutenção das vias do Jardim Colúmbia é feita uma vez por mês, mas não especificou quando o serviço foi feito na Rua Carabinari. Sobre a sinalização, de responsabilidade da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), ainda não houve retorno.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.