Manifestantes fazem protesto contra aumento da tarifa de ônibus na Capital
Indignados com o aumento da tarifa do transporte coletivo na Capital, que passou de R$ 2,70 para R$ 3, manifestantes planejam ir às ruas na tarde deste sábado (15). A concentração está prevista para começar às 15h na praça Ary Coelho, no centro da Capital.
Para divulgar o movimento foi criada uma página no facebook intitulada “protesto contra a tarifa do ônibus” onde 4 mil pessoas foram convidadas, sendo que até a manhã de hoje 266 pessoas confirmaram participação na manifestação
Na descrição, o grupo sugere protesto pacifico com uso de cartazes com frases demostrando a indignação com o valor da tarifa.
O valor da tarifa no transporte coletivo teve reajuste de 11%. No ano passado, após os protestos de junho, o valor foi congelado porque houve isenção do PIS/Cofins pela presidente Dilma Rousseff (PT) e do ISS pelo então prefeito Alcides Bernal (PP).
Na quinta-feira, um grupo de estudantes realizou o primeiro protesto contra o reajuste na tarifa. Eles pregaram cartazes contra o aumento da tarifa nos ônibus. O ato aconteceu na Praça do Rádio Clube, no Centro.
O ônibus urbano é utilizado por aproximadamente 210 mil usuários por mês, sendo que 160 mil são pagantes.