ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEGUNDA  12    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Obras de reforma do Horto Florestal devem começar só em março

Sob a administração do Sesc e do Senac, o espaço deve reabrir ao público no segundo semestre de 2026

Por Inara Silva e Ketlen Gomes | 12/01/2026 17:06


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Parque Florestal Antônio de Albuquerque, conhecido como Horto Florestal, em Campo Grande, deve iniciar obras de reforma no final de março. O espaço, que está fechado desde março de 2025, tem previsão de reabertura no segundo semestre de 2026. O local foi cedido ao Sistema Comércio MS, por meio do Sesc e Senac, que serão responsáveis pela administração e manutenção pelos próximos 20 anos. O projeto, orçado em R$ 1 milhão, prevê a implantação de um espaço integrado voltado à convivência, cultura, esporte, educação e sustentabilidade.


Com projeto de revitalização em fase de finalização, o início da obra de reforma do Parque Florestal Antônio de Albuquerque, o Horto Florestal, está previsto para o fim do mês de março. A expectativa é de que o espaço seja reaberto ao público no segundo semestre de 2026, por enquanto, passa por pequenas intervenções, como extração de árvores e reparos.

O local está cedido ao Sistema Comércio MS, por meio do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial),  responsáveis pela administração, manutenção e conservação do parque pelos próximos 20 anos.

Segundo a assessoria de imprensa do Sesc MS, a concessão autoriza as instituições a realizarem a reforma interna e a gestão do Horto Florestal, com foco na qualificação da experiência do visitante e no uso responsável das áreas verdes.

Obras de reforma do Horto Florestal devem começar só em março
Funcionários fazem reparos na cerca do parque nesta segunda-feira (12) (Foto: Osmar Veiga)

A proposta prevê a implantação de um espaço integrado voltado à convivência, cultura, esporte, educação e sustentabilidade, com acesso democrático, linguagem acessível e programação destinada a diferentes públicos. O Sistema Comércio chegou a anunciar, recentemente, que a obra estaria orçada em R$ 1 milhão.

Histórico - A revitalização do parque ocorre após um período de indefinição e questionamentos sobre a situação do Horto Florestal. Em dezembro de 2025, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou procedimento para investigar o cuidado e a manutenção do parque.

A 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente apontou preocupações da comunidade com o abandono da área e destacou a ausência de um diagnóstico técnico claro que justificasse o fechamento prolongado do espaço, que está fechado desde março de 2025.

Em 23 de dezembro de 2025, a Prefeitura de Campo Grande formalizou a cessão do parque ao Sistema Comércio, conforme publicação em edição extra do Diogrande (Diário Oficial do Município).

O termo de autorização de uso nº 16/2025 envolve ainda a Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e a Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

Obras de reforma do Horto Florestal devem começar só em março
Instalações do Horto Florestal estão em estado de deterioração (Foto: Osmar Veiga)

Endereço - Localizado em um quadrilátero entre as ruas  Rua Joel Dibo, 26 de Agosto, Ernesto Geisel e Fernando Corrêa da Costa, o Parque Florestal Antônio de Albuquerque possui 4,5 hectares e conta com playgrounds, biblioteca pública, espaço para lanchonetes e trilhas para caminhada.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News