ONG que mantém 224 cães e gatos anuncia encerramento das atividades
Instituto Guarda Animal comunicou que vai deixar a chácara após problemas financeiros e com o poder público
O Instituto Guarda Animal vai encerrar as atividades em quatro meses. O comunicado foi anunciado através das redes sociais na tarde de terça-feira (26). Uma das responsáveis pela ONG (Organização Não-Governamental) foi procurada pela reportagem, mas não quis se manifestar sobre o caso.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Instituto Guarda Animal, em Campo Grande, anunciou o encerramento de suas atividades em quatro meses devido a problemas financeiros, cobranças de órgãos públicos e falta de recursos. Apesar da tristeza pela decisão, a ONG garante a continuidade da campanha de adoção de seus animais através das redes sociais, fornecendo contatos e fotos para interessados. A Secretaria Municipal de Saúde informou que acompanha o caso em conjunto com o Ministério Público Estadual.
“Nos faltam palavras para descrever o sentimento de dor e tristeza nesse momento. O instituto foi criado com todo nosso amor, carinho e respeito. Foi uma decisão conversada, pensada entre nós, depois de muitas lágrimas e lembranças de tudo que construímos até aqui. Estamos fazendo tudo isso pensando sempre no melhor para todos nossos bichinhos”, diz trecho do texto publicado em forma de postagem via Instagram.
A decisão é justificada no comunicado em razão de problemas financeiros, cobranças de órgãos públicos por melhorias e falta de recursos, como alimentação. “Temos quatro meses para deixar a chácara onde vivemos, enfrentando problemas de saúde física e emocional, infelizmente não tivemos outra escolha”.
Em julho deste ano, a ONG mantinha 212 cães e 12 gatos na chácara localizada na região da Chácara dos Poderes, em Campo Grande. Como as responsáveis pelo instituto não quiseram se manifestar, não foi possível saber se esse número cresceu ou diminuiu.
Adoção - Também por meio das redes, o instituto garantiu que seguirá dando sequência à campanha de adoção de todos os animais. Os telefones de contato, fotos dos cães e informações estão sendo transmitidas ao público.
A reportagem procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) sobre o caso, questionando se a ONG está recebendo qualquer suporte do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
“O CCZ acompanha o desenrolar desse caso junto ao MPE (Ministério Público Estadual) e qualquer medida a ser adotada será tomada em conjunto com o órgão”, manifestou a secretária.
Os interessados em adotar os animais podem procurar o Instituto Guarda Animal pelo contato (67) 99122-8509 (WhatsApp).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.