Placar da vacinação contra o coronavírus agora está no Relógio da 14
Números passam a ser exibidos em ponto tradicional de Campo Grande
Disponível no site da prefeitura de Campo Grande, o “vacinômetro” mostrando a quantas anda a campanha para proteger a população contra o novo coronavírus agora pode ser visto também em um dos pontos mais tradicionais da cidade, o Relógio da 14, no Centro.
A ideia surgiu rápido e foi executada também com celeridade pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação). O relógio é digital e permite a mudança da programação visual das luzes de led.
Essa possibilidade é usada por exemplo em datas comemorativas ou para alertas como a do Outubro Rosa ou Novembro Azu, dedicadas à saúde.
O presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, explicou a lógica.
É como se fosse um relógio de pulso, a gente vai trocar a capinha. Hoje, por padrão está mostrando as horas, e nós vamos colocar também a quantidade de pessoas vacinadas por dia. Vai ficar alternando os dois”, informa.
O último dado sobre a imunização mostrava quase 140 mil pessoas que tomaram a primeira dose, quase 45 mil com a segunda. Isso representa mais de 15% da população de Campo Grande.
Só hoje, como é possível ver no "vacinômetro", foram 10.072 pessoas.
O monumento – O “Relógio da 14” é peça inerente à história de Campo Grande. O primeiro foi instalado em 1933, no cruzamento da 14 com a Afonso Pena, onde o comércio da cidade teve seu nascedouro.
Em 7 de agosto de 1970, foi demolido, ganhando uma réplica em 2000 no cruzamento da Afonso Pena com a Avenida Calógeras, por iniciativa do Rotary Club de Campo Grande.
Em 2019, o monumento recebeu modernização, por meio Reviva Campo Grande, que revitalizou a 14 de Julho. Idealizado pelos arquitetos César da Silva Fernandes e Inácio Salvador, foi colocado no exato local do original, inclusive usando suas fundações.