ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 32º

Capital

População passa a ter acesso em tempo real à fila de espera em unidades de saúde

Sistema garante transparência, moderniza atendimentos e facilita acompanhamento pelos pacientes

Por Jhefferson Gamarra | 29/08/2025 13:43
População passa a ter acesso em tempo real à fila de espera em unidades de saúde
Novo sistema de monitoramento de tempo de espera em UPAs e CRS (Imagem: Reprodução)

Quem precisa de atendimento nas unidades de urgência e emergência de Campo Grande agora pode acompanhar pela internet quanto tempo, em média, terá de esperar para ser atendido. Já está em funcionamento o SiGS (Sistema de Gestão de Saúde), que reúne em uma só plataforma informações sobre a fila de espera, escala de médicos de plantão e disponibilidade de leitos e equipamentos nas UPAs e CRSs da cidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande lança sistema online para monitorar tempo de espera em UPAs e CRSs. A plataforma SiGS (Sistema de Gestão de Saúde) permite que a população acompanhe em tempo real a espera média para atendimento, a escala médica e a disponibilidade de leitos e equipamentos. A ferramenta visa aumentar a transparência e a confiança no serviço público de saúde. O sistema detalha o tempo de espera por classificação de risco (azul, verde e amarelo), com atendimento imediato para casos graves (vermelho). Além de informar a população, o SiGS auxilia a gestão da saúde, permitindo monitorar a demanda de cada unidade, otimizar a gestão de leitos e padronizar protocolos. O acesso à plataforma é gratuito, disponível no site da Prefeitura de Campo Grande.

A plataforma moderniza e unifica o fluxo de informações dentro das unidades, oferecendo ao cidadão a possibilidade de acompanhar em tempo real a média de espera para atendimento médico, a escala dos profissionais de plantão, além da disponibilidade de leitos e equipamentos.

“O grande ganho está na transparência. O paciente saberá quanto tempo, em média, vai aguardar para ser atendido e quantos são os profissionais de plantão naquela unidade. Isso traz mais confiança e aproxima a população do serviço”, destacou a secretária municipal de saúde, Rosana Leite.

No painel disponibilizado pelo sistema, o cidadão pode verificar, por exemplo, que na manhã de sexta-feira (29), a UPA Coronel Antonino apresentava tempo médio de espera de 1h06min para pacientes classificados como amarelo, 2h39min para verde e sem fila para azul. Já na UPA Vila Almeida, a espera era de 25 minutos para amarelo e 1h28min para verde.

As informações são atualizadas constantemente, permitindo que o usuário tenha clareza sobre sua jornada no atendimento. Para os casos mais graves (classificação vermelha), o atendimento segue imediato e prioritário.

Além de beneficiar os pacientes, o SiGS é um recurso estratégico para a administração da saúde pública. A ferramenta disponibiliza dados que permitem melhorar a gestão de leitos, aplicar protocolos de classificação de risco de forma padronizada e monitorar em tempo real a demanda de cada unidade.

Segundo a coordenadora da rede de atenção à urgência e emergência, Ana Paula Cangussu, a solução possibilita decisões mais rápidas e assertivas:

“Esta ferramenta facilita a tomada de decisões, como, por exemplo, o envio de uma equipe móvel para reforçar o atendimento em uma determinada unidade onde o fluxo de atendimento está mais intenso.”

O sistema está disponível de forma aberta à população e pode ser acessado diretamente na página principal da Prefeitura de Campo Grande ou clicando neste link: Sistema de Gestão de Saúde.