ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Estudo prevê novo loteamento com 642 casas na Chácara dos Poderes

Empreendimento de alto padrão terá 184 hectares e deve abrigar 1,6 mil moradores em Campo Grande

Por Gustavo Bonotto | 29/08/2025 16:05
Estudo prevê novo loteamento com 642 casas na Chácara dos Poderes
Área de gleba onde o emprendimento será instalado. (Foto: Reprodução processual)

Prefeitura de Campo Grande, por meio da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) apresentará em outubro o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) do novo loteamento fechado Hectares Park & Resort, que prevê 642 casas em área de 184 hectares na Estrada EW2, entre os bairros Chácara dos Poderes e Jardim Noroeste, na saída para Cuiabá, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande se prepara para receber um novo loteamento fechado de alto padrão. O Hectares Park & Resort, previsto para a Chácara dos Poderes, contará com 642 casas em uma área de 184 hectares. O empreendimento, voltado para famílias com renda superior a R$ 100 mil, prevê terrenos com média de 1.340 metros quadrados e infraestrutura completa, incluindo praças, salão de festas e espaços comerciais. O estudo de impacto de vizinhança, a ser apresentado em outubro, indica baixo risco de congestionamento, apesar do acréscimo de mais de 1.600 veículos na região. A previsão é de que os moradores utilizem serviços privados, minimizando o impacto na rede pública. O projeto prevê ainda a recuperação da área atualmente degradada, com atenção à permeabilidade do solo e à preservação ambiental. A implantação completa do loteamento, incluindo redes de saneamento e pavimentação, está estimada em quatro anos.

Conforme a apresentação, o empreendimento terá como público famílias de alta renda e surge após outorga onerosa que transforma área rural em urbana.

O texto prevê terrenos com área média de 1.340 metros quadrados e infraestrutura de condomínio fechado, incluindo praças, portarias, salão de festas e dois lotes comerciais. A estimativa é de 1.643 moradores, com perfil de famílias de renda superior a R$ 100 mil por mês, adultos entre 40 e 70 anos e escolaridade de nível superior.

Na mobilidade, o empreendimento deve acrescentar 1.605 veículos à região e terá acesso pela Estrada EW2, que ganhará uma rotatória. O tráfego foi classificado com nível de serviço A, o que significa baixo risco de congestionamento.

Estudo prevê novo loteamento com 642 casas na Chácara dos Poderes
Planta do loteamento inclui lotes residenciais, comerciais, e espaços de uso comum. (Foto: Reprodução processual)

O estudo também analisou os impactos sobre escolas, unidades de saúde e assistência social. Como o público deve usar serviços privados, não haverá pressão sobre a rede municipal, que conta com nove EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e três unidades básicas de saúde a até 4,5 quilômetros do local.

A área atual é descrita como degradada, com solo exposto e vegetação comprometida. O estudo prevê taxa mínima de 30% de áreas permeáveis para infiltração da água da chuva e aponta que não há espécies ameaçadas de extinção na área.

O terreno fica próximo à APA (Área de Proteção Ambiental) do Córrego Lageado, responsável por 12% da água de Campo Grande, mas o estudo discorre que não haverá impacto direto sobre a unidade de conservação.

O levantamento, no entanto, aponta necessidade de ampliar redes de esgoto e abastecimento, já que a área não conta com cobertura total da Águas Guariroba. A coleta de lixo será centralizada dentro do condomínio e levada ao aterro do Dom Antônio Barbosa, sob responsabilidade da concessionária Solurb.

Estudo prevê novo loteamento com 642 casas na Chácara dos Poderes
Terreno fica próximo à APA (Área de Proteção Ambiental) do Córrego Lageado, responsável por 12% da água de Campo Grande. (Foto: Reprodução processual)

A operadora calcula consumo diário de 328 mil litros de água potável, geração de 262 mil litros de esgoto e produção de 1,6 tonelada de lixo por dia. A previsão é de 50 toneladas de resíduos por mês, com coleta três vezes por semana em regime centralizado.

Por fim, o condomínio terá nove áreas de uso comum, como praças, portarias, salão de festas e depósito de resíduos sólidos, além de dois lotes comerciais com acesso externo. O detalhamento técnico indica que a Estrada EW2, que dá acesso ao local, não possui pavimentação e deverá ser reestruturada.

Caso aprovada, a implantação das redes de saneamento, energia, fibra ótica, gás encanado e pavimentação será feita em quatro anos. O período mais intenso será entre o 18º e o 36º mês, quando ocorrerão simultaneamente obras de drenagem, instalação de redes e pavimentação.

Estudo prevê novo loteamento com 642 casas na Chácara dos Poderes
Calendário de obras prevê construção de residencial em 48 meses. (Foto: Reprodução processual)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.