Reunião discute trânsito no Parque dos Poderes durante obras da Assembleia
Encontro com área técnica debateu ações para garantir organização, segurança e fluidez no trânsito da região
Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (10), proposta do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), primeiro-secretário da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), discutiu a mobilidade no Parque dos Poderes em razão das obras do novo estacionamento e do novo plenário da Casa de Leis. O objetivo foi buscar alternativas para garantir melhor organização, segurança e fluidez no trânsito da região durante a execução dos projetos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Participaram do encontro o secretário de Estado de Logística e Infraestrutura, Guilherme Alcântara; o diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos, Rudi Fioresi; o prefeito do Parque dos Poderes, Paulo Escobar; o secretário de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, João Paulo Coelho Minzon; e o assessor da 1ª Secretaria, Rodrigo Machado.
- Leia Também
- Mesmo após flagrante, farra de carros em calçada segue no Parque dos Poderes
- Carros oficiais bloqueiam ponto de ônibus e faixa de pedestres
Durante a reunião, foram abordados os impactos das obras em andamento no fluxo de veículos e na circulação de servidores, parlamentares e visitantes, especialmente diante da ampliação da estrutura física da Assembleia Legislativa.
Lançado em março de 2024, o projeto do estacionamento vertical da Alems, que está preste a ser entregue, prevê a criação de quase 600 vagas. Atualmente, cerca de 250 vagas já estão disponíveis para uso. A obra tem investimento estimado em R$ 34 milhões e é considerada essencial para reduzir a pressão por estacionamento nas vias do entorno do Parque dos Poderes.
Também foi tratado o projeto do novo plenário da Assembleia Legislativa, que contará com capacidade para mais de 700 pessoas. A estrutura prevê galerias públicas, salas técnicas de som e transmissão, estúdios, sanitários acessíveis, áreas de apoio à Mesa Diretora e as secretarias das Comissões Permanentes, além de setores administrativos e áreas técnicas dimensionadas para atender a nova demanda.
O empreendimento terá aproximadamente 11.392 metros quadrados de área construída, sendo 6.165,11 m² destinados ao edifício principal e 5.216,95 m² aos estacionamentos subterrâneos. A nova edificação contará com estrutura mista de aço com steel deck, distribuída em múltiplos pavimentos.


