ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prefeitura faz consulta pública para criar plano às crianças de até 6 anos

Plano Municipal pela Primeira Infância terá eixos para garantir educação, saúde, cultura e outros direitos

Por Caroline Maldonado | 27/09/2024 17:06
Aluno da educação infantil entrando em escola municipal da Capital (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Aluno da educação infantil entrando em escola municipal da Capital (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Está aberta a consulta pública para a criação do Plano Municipal pela Primeira Infância em Campo Grande. Conhecido como "janela de oportunidade", esse é o período que vai do nascimento aos 6 anos, tempo em que as experiências têm impacto profundo na vida adulta e o aprendizado acontece com mais velocidade e facilidade.

Por isso o Marco Legal da Primeira Infância, previsto na Lei nº 13.257/2016, traz diretrizes às políticas públicas para crianças dessa idade e cada prefeitura tem que ter seu próprio plano.

Qualquer pessoa pode responder ao formulário até segunda-feira (30), concordando ou discordando de cada um dos cinco eixos apresentados e propondo modificações nos objetivos, metas e ações apresentadas pela prefeitura.

Os eixos são sobre proteção à saúde da criança e da família; educação infantil; cultura, arte e lazer; promoção dos direitos humanos e da assistência social plena e criança, cidade e meio ambiente.

Conforme a apresentação da consulta pública, cada eixo apresenta objetivos que dizem respeito ao que se pretende alcançar; metas relacionadas a um aspecto acionável e ao objetivo estabelecido, que quantifica e direciona ações e prazos e ações relacionadas a um conjunto sequenciado de modos de agir fundamentais para atingir objetivos e cumprir metas.

Após ler cada ação referente a um objetivo e sua meta, a pessoa pode clicar em uma das opções: concordo, concordo parcialmente, discordo ou prefiro não opinar. Ao concordar parcialmente ou discordar é possível incluir uma sugestão para alteração do texto.

Clique aqui para acessar o formulário da consulta pública.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias