ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Professor demitido da UFMS após estupro está entre aprovados em concurso da PF

Investigação social, realizada em uma das fases do certame, é de caráter eliminatório e deve barrar a posse

Por Ângela Kempfer e Clara farias | 02/09/2025 16:14
Professor demitido da UFMS após estupro está entre aprovados em concurso da PF
Acadêmicos segurando cartazes durante manifestação em agosto de 2025 (Foto: Henrique Kawaminami)

No mesmo dia em que foi demitido da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o professor de Biologia Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira Santos, condenado por estupro em 2016, apareceu na lista de aprovados do concurso da PF (Polícia Federal) para o cargo de perito criminal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Professor demitido da UFMS por condenação de estupro foi aprovado em concurso da Polícia Federal para o cargo de perito criminal. Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira Santos foi exonerado após Processo Administrativo Disciplinar, atendendo a protestos de estudantes. O docente, condenado em 2016 a oito anos de prisão em regime semiaberto por estuprar uma aluna de 22 anos durante festa universitária, deve ser barrado na etapa de investigação social do concurso. Mesmo após a denúncia, ele continuou lecionando e chegou a ser promovido em 2025, decisão posteriormente anulada.

A exoneração foi publicada nesta terça-feira (2), em portaria assinada no dia anterior, depois de processo administrativo disciplinar. A medida atendeu a um pedido antigo de estudantes, que chegaram a protestar diversas vezes no campus de Campo Grande pedindo a saída do docente.

A surpresa veio com a lista divulgada hoje de aprovados no concurso da PF, que paga salários de até R$ 26 mil. Apesar da aprovação, as chances de posse são mínimas, porque o edital prevê a etapa de investigação social, realizada justamente para checar a vida pregressa dos candidatos e eliminar aqueles que não atendem aos critérios de idoneidade exigidos para a função. Essa etapa é uma das últimas do processo seletivo e deve inviabilizar a nomeação do ex-professor.

Abaixo, você vê a reprodução da lista de aprovados, publicada hoje:

Professor demitido da UFMS após estupro está entre aprovados em concurso da PF

O caso - O crime aconteceu em 2016, durante uma festa em república estudantil, quando uma aluna de 22 anos foi encontrada nua, desorientada e chorando, depois de ser seguida pelo professor até um quarto.

A Justiça condenou o docente a oito anos de prisão em regime semiaberto e ao pagamento de R$ 30 mil em indenização por danos morais, decisão ainda passível de recurso.

Mesmo após a denúncia, ele continuou lecionando e chegou a ser promovido em 2025, medida que foi anulada após pressão estudantil.

A reportagem tentou contato com Luiz por ligações e mensagens, mas não recebeu retorno.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.