ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

"Salvou minha vida": idoso relata descoberta de câncer em campanha

Durante todo o mês, hospital vai distribuir 100 senhas por dia para exame preventivo da doença

Por Idaicy Solano | 06/11/2023 11:17
Odair recebeu o diagnóstico de câncer na próstata na campanha do ano passado e alerta para a importância de realizar o exame preventivo (Foto: Idaicy Solano)
Odair recebeu o diagnóstico de câncer na próstata na campanha do ano passado e alerta para a importância de realizar o exame preventivo (Foto: Idaicy Solano)

O mês de novembro é marcado internacionalmente pela conscientização e a importância do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata. No lançamento da campanha do Novembro Azul, no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, de Campo Grande, autoridades e pacientes se reuniram para dar início às ações alusivas à data na manhã desta segunda-feira (6).

O cirurgião dentista aposentado Odair Damasceno Gomes, 74 anos, foi diagnosticado com câncer na próstata, ainda no estágio inicial, durante a campanha do ano passado. Após realizar o tratamento e uma cirurgia em maio deste ano, alerta para a importância de manter os exames e as visitas ao médico em dia, pois foi isso que salvou sua vida.

Gomes faz um convite a toda a população masculina de Campo Grande, com idade igual ou superior a 30 anos, público-alvo da campanha. "Eu gostaria de convidar os homens para vir fazer esse exame agora mesmo. Todos os homens tendo ou não tendo, venham. Foi esse exame que salvou minha vida".

O presidente do Hospital do Câncer, Amilcar Silva Júnior, ressalta que é importante realizar o exame anualmente, e que este ano, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, os exames serão entregues nos postos de saúde do bairro onde o paciente mora, para facilitar a logística.

"Nós esperamos receber 100 homens por dia aqui no hospital para realizar esse exame de PSA. Se houver alguma alteração, a prefeitura vai passar os nomes para que o hospital do câncer faça os exames complementares", explica. PSA (Antígeno Prostático Específico) é o exame utilizado como check-up para diagnosticar o câncer de próstata.

Lançamento da campanha de Novembro Azul de 2023, no Hospital do Câncer Alfredo Abraão, em Campo Grande (Foto: Idaicy Solano)
Lançamento da campanha de Novembro Azul de 2023, no Hospital do Câncer Alfredo Abraão, em Campo Grande (Foto: Idaicy Solano)

Importância do exame - O médico urologista Marcelo Brandão, 52 anos, alerta que o câncer de próstata é o câncer mais prevalente do público masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele. De acordo com o profissional, a doença tem incidência de 12% ao ano no Brasil e taxa de mortalidade de 15 mil casos anuais. "Com a prevenção, a gente consegue tirar esses pacientes dessa curva de mortalidade".

Se estiver em estágio inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas, por isso a importância de consultar-se com um médico e realizar exames com periodicidade. Em estágio avançado, a doença ainda pode provocar dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

Podem ser sintomas dor ou ardor ao urinar; dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, sendo frequente ou com incontinência; disfunção erétil e impotência; sangue na urina ou no esperma; perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.

O médico urologista Marcelo Brandão ressalta a importância de fazer os exames e participar da campanha (Foto: Idaicy Solano)
O médico urologista Marcelo Brandão ressalta a importância de fazer os exames e participar da campanha (Foto: Idaicy Solano)

Homens "vivem menos" - Durante a cerimônia de abertura da campanha, o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, fez um apelo para que os homens procurem realizar os exames e cuidem da saúde. De acordo com o secretário, "os homens vivem menos" pois negligenciam os cuidados com a saúde.

"Nós estamos vivendo mais, mas não significa que nós estamos vivendo melhor. Nós não nos cuidamos como as mulheres se cuidam. O homem só vai no médico quando ele está quase morrendo. A gente não procura um médico como deveria", declara o secretário.

Secretário municipal de Saúde, Sandro Benitez brinca que "homens vivem menos" por não cuidarem da saúde (Foto: Idaicy Solano)
Secretário municipal de Saúde, Sandro Benitez brinca que "homens vivem menos" por não cuidarem da saúde (Foto: Idaicy Solano)

Campanha - O Hospital de Câncer Alfredo Abrão, de Campo Grande, vai realizar um mutirão de exames antígenos prostáticos específicos, conhecidos como PSA, para diagnóstico do câncer de próstata. Serão distribuídas 100 senhas por dia, entre 7 e 30 de novembro. O público-alvo são homens de 45 a 75 anos.

Antes de realizar o exame, os interessados devem respeitar as recomendações.

  • Jejum de 4 horas;
  • Não ter relação sexual por 72h (3 dias antes);
  • Não ter feito atividade de montaria (andar de bicicleta, moto, cavalo, etc)

O Hospital de Câncer fica na Rua Marechal Rondon, 1053, no Centro de Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias