Hospital vai distribuir 100 senhas por dia para exame de câncer de próstata
Ação faz parte da campanha Novembro Azul e será realizada gratuitamente em Campo Grande
O Hospital de Câncer Alfredo Abrão, de Campo Grande, vai realizar um mutirão de exames antígenos prostáticos específicos, conhecidos como PSA, para diagnóstico do câncer de próstata. Homens de 45 a 75 anos poderão procurar o local entre 7 e 30 de novembro e retirar uma das 100 senhas distribuídas diariamente.
O PSA é feito por meio da coleta de sangue. O material será analisado por um profissional da saúde. No caso de suspeita, o paciente será encaminhado para um médico dar continuidade às investigações quanto à doença pedindo outros exames. Caso haja diagnóstico, o tratamento poderá ser feito pelo Hospital de Câncer.
O resultado do PSA sairá em sete dias e poderá ser retirado pelo paciente na unidade de saúde mais próxima de sua residência. A ação faz parte da campanha Novembro Azul e é totalmente gratuita.
As senhas começam a ser distribuídas às 5h, de segunda a sexta-feira. Não haverá atendimento aos sábados, domingos e no dia 15 de novembro (feriado de Proclamação da República). O exame será realizado preferencialmente no mesmo dia em que o interessado comparecer ao local.
O Hospital de Câncer fica na Rua Marechal Rondon, 1053, no Centro de Campo Grande.
Preparação - Os interessados só farão o exame caso tenham respeitado a preparação necessária:
- Jejum de 4 horas;
- Não ter relação sexual por 72h (3 dias antes);
- Não ter feito atividade de montaria (andar de bicicleta, moto, cavalo, etc).
Dados - De acordo com a estimativa 2023-2025 do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens. Fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
A previsão é de 71.730 novos casos desse tipo no país, e em Mato Grosso do Sul estão previstos 1.230 casos novos por ano. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%, segundo o Instituto.
Sintomas - Se estiver em estágio inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas, por isso a importância de consultar-se com um médico e realizar exames com periodicidade.
Podem ser sintomas dor ou ardor ao urinar; dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, sendo frequente ou com incontinência; disfunção erétil e impotência; sangue na urina ou no esperma; perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
Em estágio avançado, a doença ainda pode provocar dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.