ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sobrado que virou “minicracolândia” recebe novo mutirão para retirada de lixo

Imóvel fica na Travessa Novo Rumo e foi alvo de força-tarefa para limpeza em julho do ano passado

Por Ana Paula Chuva e Murilo Medeiros | 01/04/2025 10:01
Sobrado que virou “minicracolândia” recebe novo mutirão para retirada de lixo
Retroescavadeira em frente ao sobrado que já ficou "famoso" no noticiário (Foto: Murilo Medeiros)

Personagem frequente do noticiário campo-grandense, o sobrado abandonado localizado na Travessa Novo Rumo, Vila Nhanha, na Capital, recebe nesta terça-feira (1º) novo mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura de Campo Grande com apoio da Guarda Civil Metropolitana e da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande realiza um mutirão de limpeza em um sobrado abandonado na Vila Nhanha, conhecido como "minicracolândia", com apoio da Guarda Civil e Decat. O local, que abriga usuários de drogas, acumula lixo, fezes e restos de comida. Cerca de 20 pessoas foram encontradas, mas ninguém foi preso. A ação visa melhorar as condições de vida dos vizinhos, que sofrem com o mau cheiro e insegurança. O imóvel está em processo de leilão, mas enfrenta entraves judiciais. Limpezas anteriores não resolveram o problema, que persiste há anos.

A ação começou por volta das 8h de hoje e conta com servidores das secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Administração. Além de duas retroescavadeiras e três caminhões para a retirada de todo o lixo do sobrado e de outra casa abandonada também usada como abrigo por usuários de drogas.

O titular da Sisep, secretário Marcelo Miglioli esteve presente na ação, porém quando a equipe do Campo Grande News chegou ele já não estava mais no local.

Vizinha do imóvel, a dona de casa Solange Bertolino, 58 anos, contou que convive com o cheiro forte, barulho e infestação de bichos, bem como o medo por conta das brigas há anos. “Eles perturbam 24 horas todos os dias. Se machucam nas brigas, tem muito lixo aqui. Eles recebem para limpar quintais e trazem tudo para cá. Já ofereci saco de lixo para eles, mas pegam para vender e trocar por droga”, relatou.

“Tem muito cheiro de fezes e de mofo. Eu fico trancada o dia todo com cadeado. Antes atendida meus clientes aqui, agora só online. É bom que estão fazendo essa limpeza, mas a tarde já vai estar todo mundo de volta aqui”, pontuou Solange.

Conforme apurou a reportagem, dentro dos dois imóveis foram encontradas cerca de 20 pessoas e pequenas porções de crack e cocaína. Ninguém foi preso. Além de muito lixo, fezes humanas, resto de comida e roupas.

De acordo com os vizinhos as casas estão sendo leiloadas. No entanto, a informação ainda não foi confirmada pela prefeitura.

Outra limpeza - Em julho de 2024, força-tarefa retirou montanha de lixo do sobrado abandonado. O trabalho foi realizado após denúncias de moradores que estavam incomodados com a sujeira, brigas e furtos de fiação. Na ocasião, o imóvel conhecido como "minicracolândia", já havia sido mostrado em reportagem.

Durante o mutirão, o chefe de serviço de controle de leishmaniose e chagas da Coordenadoria de Endemias Vetoriais da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) Mário Márcio Oliva, chegou a relatar que a dona do sobrado morreu e o imóvel não havia passado por inventário, por isso estava sem destinação definitiva.

Os herdeiros também não resolveram a pendência burocrática e alguns já teriam morrido também. Segundo Oliva, já houve tentativa de demolição, mas foi impedida por medida judicial de advogado da família.

Sobrado que virou “minicracolândia” recebe novo mutirão para retirada de lixo
Imagem mostra depredação do imóvel ao longo dos anos (Foto: Google Street View)

"Famoso" - No ano de 2017, a “minicracolândia” já existia. Imagens do Google mostram que em 2011, a casa ainda tinha portão, portas e janelas, mas seis anos depois o cenário já muda, mostrando lixo na frente do imóvel e a falta de um dos portões.

Em 2019 o local foi alvo de incêndio. Um morador de rua ateou fogo no em um cômodo da casa durante um surto. Guarda-roupas e colchão que estavam no espaço foram destruídos. As chamas foram controladas por equipes do Corpo de Bombeiros.

Já no dia 29 de outubro de 2022, um cadeirante chegou a ficar com fratura exposta ao ser agredido por três homens no local.

Em maio de 2023, o Campo Grande News já havia mostrado a situação do imóvel. Em janeiro do ano anterior, imagens do Google mostravam que o sobrado já era abrigo e que havia até uma placa com regras de conduta para os moradores. “Proibido zua a rua” e “respeita a vizinhança”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias