ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 24º

Capital

TJ tenta soluções para crescente judicialização de casos de saúde

Seminário será dividido em painéis, com especialistas nos campos da saúde e do direito

Por Jhefferson Gamarra | 11/11/2023 12:36
Leito hospitalar em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande)
Leito hospitalar em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande)

No cenário atual, a crescente judicialização de demandas na área da saúde, englobando questões relacionadas a medicamentos e cirurgias, tem desdobramentos significativos nos orçamentos públicos, gerando um impacto direto tanto nos municípios quanto nos estados. Para debater e abordar estratégias para lidar com essa realidade, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) sediará o seminário "Judicialização da Saúde" na próxima segunda-feira (13).

O seminário será dividido em painéis, com especialistas nos campos da saúde e do direito. O primeiro painel abordará o processo de incorporação de medicamentos na Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) e discutirá o papel da avaliação de tecnologias em saúde, explorando sua aplicação no âmbito judicial.

No segundo painel, Ana Carolina Ali Garcia e Kaoye Guazina Oshiro discutirão os impactos causados no Estado pela judicialização da saúde, explorando os desafios enfrentados pelos gestores na tentativa de cumprir as decisões judiciais e garantir o acesso igualitário aos serviços de saúde.

O terceiro painel contará com a participação de Alexandre Augusto Tutes, que discorrerá sobre o NAT-Jus (Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário). Por fim, o último painel será apresentado por Liriane Aparecida da Silva Nogueira, diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJMS, que compartilhará informações sobre os Cejusc-Saude (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania na área da saúde).

O evento, que ocorrerá das 15h30 às 18 horas, terá formato híbrido, permitindo a participação presencial e por videoconferência. O local escolhido para o encontro presencial é o plenário do TJMS, situado na Av. Mato Grosso, Bloco 13, no Parque dos Poderes.

Nos siga no Google Notícias