ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Vacinação contra covid em supermercados começará por bairros mais populosos

Reunião entre representantes dos supermercados e da Secretaria Municipal de Saúde foi realizada nesta manhã

Ana Paula Chuva | 17/08/2021 14:49
Adolescente sendo vacinada no fim de semana em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Adolescente sendo vacinada no fim de semana em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Ainda sem data definida, a vacinação contra covid-19 em supermercados da Capital começará por bairros mais populosos como região das Moreninhas, Aero Rancho, Nova Lima, entre outros. A lista ainda não foi divulgada.

Nesta terça-feira (17), equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e da Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) estiveram reunidas para discutir estratégias da ação.

”Este alinhamento com o setor é fundamental para que a gente possa entender a realidade deles e também expor as nossas necessidades, principalmente, de estrutura”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.

Inicialmente, a vacinação em supermercados deve abranger os bairros mais populosos da Capital através de busca ativa por pessoas que, eventualmente, ainda não tenham se imunizado contra a doença que já matou pessoas na Capital.

O cronograma de datas e locais, no entanto, ainda não foi definido, mas em breve será divulgado pela Sesau.

Ao Campo Grande News, o presidente da AMAS, Edmilson Veratti explicou que a associação entrará em contato com os associados escolhidos pelo Município, de acordo com a localização, para verificar se o local tem estrutura para ser um ponto de apoio a vacinação.

"A principio, será uma ação pontual de apenas um dia. Caso haja demanda, a Sesau poderá sugerir nova data para a vacinação nos supermercados", disse Veratti.

Equipes da Amas e Sesau reunidas na manhã de hoje. (Foto: Divulgação | PMCG)
Equipes da Amas e Sesau reunidas na manhã de hoje. (Foto: Divulgação | PMCG)

Mais cedo, o titular da pasta, José Mauro Filho chegou a dizer que hoje,  a Capital não tem estrutura para vacinação nos terminais e supermercados e que o direcionamento da imunização nesses locais depende do público a ser vacinado.

"Quando amplia o público, tem que ter estrutura que vai absorver estes pacientes. A itinerante é quando tem quantidade reduzida de vacinas, que vai em busca daquele mesmo público. Eu não posso abrir um público novo e fazer uma vacinação itinerante", explicou José Mauro.

No sábado (14), a Prefeitura de Campo Grande começou com as ações itinerantes para imunização contra covid-19 nos bairros de maior vulnerabilidade e locais com grande circulação de pessoas.

A iniciativa começou com com a aplicação das doses em duas unidades da ONG (Organização Não-Governamental) Fraternidade Despertar nos Bairros Santa Luzia e Dom Antônio Barbosa. Juntas, a vacinação deste público foi de cerca de 500 pessoas.

Nos siga no Google Notícias