ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 35º

Empregos

Confira número mínimo de acertos para avançar no "Enem dos Concursos"

Classificação de candidato de nível superior depende de nota ponderada

Por Silvia Frias | 11/10/2025 10:07
Confira número mínimo de acertos para avançar no "Enem dos Concursos"
UCDB foi um dos locais de prova dos candidatos ao concurso em MS, no dia 5 de outubro (Foto/Arquivo)

Os candidatos do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), o "Enem dos Concursos", precisam atingir pontuação mínima para avançar à segunda fase, que será a prova discursiva, em 7 de dezembro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) estabelece critérios mínimos para aprovação na segunda fase. Candidatos de nível superior precisam acertar 36 questões, enquanto os de nível intermediário necessitam de 28 acertos. A classificação para a etapa discursiva considera nove vezes o número de vagas por cargo.O certame oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Das 436,5 mil pessoas que realizaram as provas, houve abstenção de 42,8%. Em Mato Grosso do Sul, 48,8% dos 7.933 inscritos não compareceram ao exame.

De acordo com o edital, quem concorre a cargos de nível superior, blocos temáticos 1 a 7, precisa acertar 36 questões nas provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos. Já para nível intermediário, dos blocos 8 e 9, o mínimo é de 28 acertos. Quem não alcançar esse número, está eliminado e não aparece na classificação final.

A segunda edição do concurso ofereceu 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário, com 2.480 vagas imediatas e 1.172 para preenchimento futuro.

Em Mato Grosso do Sul, dos 7.933 inscritos, 48,8% faltaram à prova realizada no dia 5 de outubro.

Cálculo - As provas de nível intermediário têm 68 questões de múltipla escolha, valendo um ponto cada — o total máximo é de 68 pontos.

Já as provas de nível superior têm 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais (1 ponto por acerto) e 60 de conhecimentos específicos.

Essas últimas têm peso variável: cada eixo temático, com 12 questões, tem pontuação diferente de 1 a 5. A nota final é calculada de forma ponderada, conforme o peso de cada eixo.

Classificação - Mesmo com nota mínima, a aprovação para a próxima fase depende do desempenho geral dos candidatos de cada bloco temático. O edital prevê a convocação de nove vezes o número de vagas por cargo para a etapa discursiva.

Na segunda edição do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), 436,5 mil candidatos participaram das provas, com abstenção de 42,8%. O concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário.

Ao todo, são 2.480 vagas imediatas e 1.172 para cadastro de reserva, segundo o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.