Confira número mínimo de acertos para avançar no "Enem dos Concursos"
Classificação de candidato de nível superior depende de nota ponderada

Os candidatos do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), o "Enem dos Concursos", precisam atingir pontuação mínima para avançar à segunda fase, que será a prova discursiva, em 7 de dezembro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com o edital, quem concorre a cargos de nível superior, blocos temáticos 1 a 7, precisa acertar 36 questões nas provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos. Já para nível intermediário, dos blocos 8 e 9, o mínimo é de 28 acertos. Quem não alcançar esse número, está eliminado e não aparece na classificação final.
- Leia Também
- Gabarito preliminar do Enem dos Concursos já está disponível
- Enem dos Concursos tem abstenção de 42,8%, menor que a da 1ª edição
A segunda edição do concurso ofereceu 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário, com 2.480 vagas imediatas e 1.172 para preenchimento futuro.
Em Mato Grosso do Sul, dos 7.933 inscritos, 48,8% faltaram à prova realizada no dia 5 de outubro.
Cálculo - As provas de nível intermediário têm 68 questões de múltipla escolha, valendo um ponto cada — o total máximo é de 68 pontos.
Já as provas de nível superior têm 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais (1 ponto por acerto) e 60 de conhecimentos específicos.
Essas últimas têm peso variável: cada eixo temático, com 12 questões, tem pontuação diferente de 1 a 5. A nota final é calculada de forma ponderada, conforme o peso de cada eixo.
Classificação - Mesmo com nota mínima, a aprovação para a próxima fase depende do desempenho geral dos candidatos de cada bloco temático. O edital prevê a convocação de nove vezes o número de vagas por cargo para a etapa discursiva.
Na segunda edição do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), 436,5 mil candidatos participaram das provas, com abstenção de 42,8%. O concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário.
Ao todo, são 2.480 vagas imediatas e 1.172 para cadastro de reserva, segundo o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.