Enem dos Concursos tem abstenção de 42,8%, menor que a da 1ª edição
Com participação de mais de 435 mil candidatos, certame oferece 3.652 vagas em órgãos federais

O CNU (Concurso Público Nacional Unificado) 2025, o Enem dos Concursos, registrou 42,8% de abstenção, informou o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) na noite deste domingo (5). O estado com maior índice de ausência foi o Amazonas (51,2%), enquanto o Distrito Federal teve o menor percentual, com 30,8%. Ao todo, 761.545 candidatos se inscreveram, com mais de 435 mil comparecendo à prova objetiva.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Segundo a ministra da Gestão, Esther Dweck, o CNU vai além de um concurso: “Ele é, de fato, uma política pública que está construindo o serviço público com a cara do Brasil e já aumentou a diversidade no serviço público.” Na primeira edição do CNU, o índice de abstenção ultrapassou os 50%.
A segunda edição do concurso ofereceu 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário, com 2.480 vagas imediatas e 1.172 para preenchimento futuro.
Conforme o edital, a prévia dos gabaritos das provas objetivas e o caderno de provas serão divulgados nesta segunda-feira (6). Os candidatos poderão apresentar recursos nos dias 7 e 8 de outubro. As notas finais e as convocações para a segunda fase, avaliação de títulos e verificação de cotas e PCD (pessoas com deficiência) serão publicadas em 12 de novembro.
A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, com resultado preliminar previsto para 23 de janeiro. O cronograma do concurso se encerra em 16 de março de 2026, com início das convocações para nomeação e, quando necessário, curso de formação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.