ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Acesso ao 192 do Samu segue instável, mas serviço voltou a funcionar

Número para atendimento de urgência ficou sem funcionar em quatro cidades ontem à noite

Helio de Freitas, de Dourados | 15/08/2023 10:14
Acesso ao 192 do Samu segue instável, mas serviço voltou a funcionar
Sede do Samu em Dourados, onde fica central que atende também outras 3 cidades (Foto: Divulgação)

O acesso ao número 192 do Samu (Serviço Móvel de Urgência) continua instável em Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Nova Andradina. Na noite de ontem (14), o serviço parou de funcionar e ninguém conseguia fazer contato com o telefone de emergência.

Ao Campo Grande News, o coordenador do Samu Dourados, Messias Vila Mendonça, informou nesta terça-feira que a falha técnica ocorreu na central PABX do Serviço Móvel de Urgência, possivelmente devido à queda de fase na rede elétrica. A central fica em Dourados, mas a pane afetou também as outras três cidades.

“Tivemos queda na fase de energia ontem à noite que desligou nosso PABX, o que provavelmente queimou ou desconfigurou a gravação, mesmo tendo nobreak e gerador. Hoje de manhã teve outra queda, acionou nosso gerador e nosso telefone ficou mudo”, explicou.

Messias disse que, agora, a pessoa liga, o telefone chama uma vez e fica mudo, mas a ligação é atendida. “A gravação que existe, pedindo para a pessoa ficar calma, se manter na linha que será atendida, não está entrando. A pessoa liga, o sistema atende, fica mudo, mas a ligação chega para o atendente. Hoje estamos conseguindo completar as ligações, por isso estamos mais aliviados”.

Segundo ele, todas as ligações para o 192 feitas em Naviraí, Ponta Porã e Nova Andradina caem na central em Dourados. “Se deu problema na central de Dourados, todas as demais são prejudicadas”.

O coordenador afirmou que já chamou técnico para avaliar a situação e a solução será substituir toda a central de atendimento. “Para mudar tudo, seriam três dias com o 192 parado completamente. Temos de programar essa parada, avisar Bombeiro, secretarias de saúde, Ministério Público, avisar a população com bastante antecedência. Mas, uma hora vamos ter de fazer, não dá para continuar como está”, explicou Messias.

Ele não acredita que a queda de fase ocorrida ontem tenha ligação com o apagão registrado hoje em várias regiões do país e até mesmo em Corumbá (MS). “Hoje tivemos apenas um pico de energia, inclusive tem carro da Energisa em frente ao Samu”, informou.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias