ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Aeronáutica faz voo de inspeção em aeroporto fechado há 31 meses

Grupo Especial de Inspeção em Voo verificou condições de segurança do aeródromo de Dourados

Por Helio de Freitas, de Dourados | 10/12/2024 14:01
Aeronáutica faz voo de inspeção em aeroporto fechado há 31 meses
Avião da FAB durante voo de inspeção no aeroporto de Dourados, nesta terça-feira (Foto: Franz Mendes)

Fechado para reforma desde maio de 2021, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, recebeu nesta terça-feira (10) a vistoria do Grupo Especial de Inspeção em Voo, da Aeronáutica Brasileira. O objetivo é verificar as condições de segurança do aeródromo, para homologação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

```html

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, recebeu inspeção da Aeronáutica para homologação após reforma. A vistoria focou na verificação das condições de segurança, principalmente do sistema Papi de auxílio à aterrissagem. A expectativa é que, em uma semana, o relatório seja emitido, permitindo a liberação para aviões de grande porte. Após a homologação da Aeronáutica, ainda será necessária a homologação dos equipamentos de meteorologia. A reforma, concluída em julho de 2024 após 3 anos de obras, custou R$ 16 milhões e incluiu a reconstrução da pista, sistemas de drenagem, e instalação de novas redes elétricas e hidráulicas.

```

Luiza Deusdará, diretora de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos, informou que a inspeção, em última análise, é a homologação do Papi (em Inglês “Precision Approach Path Indicator”), ou “Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação”, em português. O sistema auxilia os pilotos no processo de aterrissagem, proporcionando pouso preciso e seguro.

Segundo a diretora, em aproximadamente uma semana a Aeronáutca deverá expedir o relatório do procedimento no aeroporto de Dourados. Se for aprovado, o “Francisco de Matos Pereira” será homologado.

“Pedimos à Aeronáutica para que agilizasse o procedimento, a partir do qual o aeroporto de Dourados será liberado para receber aviões de grande porte, como os jatos”, explicou Luiza Deusdará. Após essa fase, ainda faltará a homologação dos equipamentos de meteorologia, o que poderá acontecer nos próximos dias.

“Estou muito feliz com mais esse encaminhamento. Todo esse tempo com o aeroporto douradense desativado trouxe enormes prejuízos tanto para a população quanto para o desenvolvimento de toda região da Grande Dourados. Estamos atentos, cobrando e fazendo a nossa parte para que a reativação aconteça o mais breve possível”, disse o deputado federal Geraldo Resende (PSDB).

A obra – A reconstrução da pista do aeroporto foi feita pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro. Iniciada em maio de 2021, a obra foi concluída em julho de 2024. Após a conclusão, a prefeitura transferiu a administração do aeroporto para a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Orçada em R$ 16 milhões, a obra incluiu terraplanagem, construção de sistemas de drenagem, instalação de redes elétricas e hidráulicas, pavimentação, construção do pátio de aeronaves, sinalização e demarcação de áreas, instalação de sistemas de navegação aérea, comunicação e iluminação. A pista totalmente refeita tem 2.000 metros de extensão por 30 metros de largura.

Nos siga no Google Notícias