Bonito se consolida no roteiro mundial de ecoturismo após conferência
Distante a 257 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Bonito entrou definitivamente para o roteiro do ecoturismo mundial após a 8º Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável, organizada entre os dias 26 e 30 de abril. Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, a realização da conferência deixou um legado por gerações para o município e o Estado. “É a promoção do nosso destino para o mundo inteiro, que ficará por gerações”, destacou.
O evento contou com a participação de 42 países. Todos contribuíram com experiências e troca de informações para o desenvolvimento de um turismo que respeito a natureza. “A semente foi plantada e todo este processo de valorização foi reconhecido devido à participação da comunidade. A sustentabilidade foi o grande foco da Conferência e a participação da comunidade é fundamental”, ressaltou.
Para a diretora-presidente, Bonito construiu esse conceito no Brasil e agora serve de modelo para o mundo inteiro. “Em todos os sentidos, a 8ª Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável foi um marco para o desenvolvimento do turismo sustentável em Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, destacou.
Conforme o governador André Puccinelli (PMDB), o setor do turismo é o quinto pilar da economia estadual, por isso, “a sede da conferência é uma conquista e uma oportunidade em que especialistas no mundo discutem a sustentabilidade ambiental”.
Evento – A conferência discutiu a sustentabilidade e a construção de uma economia voltada para o fortalecimento do ecoturismo com a participação da comunidade aliada à preservação ambiental, conforme divulgou o site de notícias do governo.
O evento foi um marco tanto para a cidade de Bonito quanto para o estado de Mato Grosso do Sul. Para a presidente da Ties (The International Ecotourism Society) – Sociedade Internacional de Ecoturismo, em português –, Kelly Bricker, o desenvolvimento sustentável transforma a realidade das comunidades. “O ecoturismo tem a capacidade de transformar a vida da comunidade e gerar renda para as famílias, unindo a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico, proporcionando qualidade de vida”, disse.
A próxima Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável será realizada em Quito, no Equador, em 2015. Equador, onde fica a Ilha Galápagos, é reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico mundial.