ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  09    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Devido ao aumento de casos respiratórios, Dourados ganha novos leitos de UTI

Hospital da Vida está com todos os leitos ocupados, e HU abrirá cinco unidades de tratamento intensivo adulto

Por Ketlen Gomes | 08/05/2025 18:13
Devido ao aumento de casos respiratórios, Dourados ganha novos leitos de UTI
Cinco novos leitos UTI serão abertos em Dourados para ajudar crise na saúde. (Foto: Divulgação prefeitura)

Devido ao aumento de casos de síndromes respiratórias em Dourados, cinco novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto serão abertos no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) para dar suporte e aliviar a superlotação do sistema de saúde do município.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Dourados receberá cinco novos leitos de UTI adulto no Hospital Universitário da UFGD para enfrentar o aumento de casos de síndromes respiratórias. A medida emergencial foi anunciada após reunião entre a prefeitura e o reitor da universidade, elevando para 19 o número total de leitos de terapia intensiva na unidade. A cidade enfrenta um momento crítico na saúde, com pacientes aguardando vagas em diferentes unidades. No Hospital da Vida, os dez leitos reservados para casos respiratórios já estão ocupados. A prefeitura intensifica a campanha de vacinação contra gripe, tendo aplicado 25 mil das 43 mil doses disponíveis.

A medida foi anunciada na manhã desta quinta-feira (8), após reunião emergencial entre a prefeitura de Dourados e o reitor da UFGD. Com os novos leitos, o Hospital Universitário passa a contar com 19 UTIs adultas. No entanto, oito delas já estão ocupadas por pacientes diagnosticados com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), uma das principais causas de internações na cidade.

Não foi definido um prazo de funcionamento para os cinco novos leitos. “Eles foram criados diante da situação emergencial e permanecerão em funcionamento conforme a necessidade, a ser avaliada semanalmente pela equipe gestora. A expectativa é que esse esforço temporário possa durar 15, 30 dias ou o tempo que for necessário para apoiar a rede pública”, informou o hospital.

O prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), afirmou que o município enfrenta um momento crítico, “com pacientes aguardando vaga na UPA, na área vermelha do Hospital da Vida e em outras cidades da região”, o que motivou a ampliação da estrutura hospitalar.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, acrescentou que, dos 20 leitos de UTI disponíveis no Hospital da Vida, 10 foram reservados exclusivamente para casos de síndrome respiratória e todos já estão ocupados.

Segundo a prefeitura, até o momento foram aplicadas 25 mil doses da vacina contra a gripe, de um total de 43 mil enviadas pelo Ministério da Saúde. No próximo sábado (10), será realizado o Dia D de imunização no município, com vacinação em todos os postos de saúde.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias