ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Durante manifestação por UTI neonatal, famílias choram ao lembrar de mortes

Relatos de quem sofreu na pele a perda de um filho reforçaram denúncias de descaso do hospital

Por Lucia Morel | 17/03/2024 19:56


Emoção marcou o ato em manifesto contra a maternidade da Santa Casa de Corumbá, cidade a 428 Km de Campo Grande. Apesar de poucas pessoas acompanhando o protesto, que contou com balões brancos e pretos, os relatos de quem sofreu na pele a perda de um filho pelo suposto descaso do hospital, ou mesmo teve que dar adeus a familiares pelo mesmo problema, foram de partir o coração.

A iniciativa da manifestação foi de Evelyn Amorim, que é autônoma, tem 31 anos e perdeu o filho, Ravy em julho de 2022, pelo que julga ter sido falha no atendimento na unidade de saúde, que não conta com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. Ela acionou a Justiça para tentar alguma reparação, mas ainda não há sentença.

Segundo ela, com apenas dois meses, o filho foi deixado em uma maca no corredor da Santa Casa de Corumbá e nenhum médico ou enfermeiro teria atendido a criança, que acabou falecendo. “Não tinham nem uma máscara de oxigênio do tamanho infantil, só adulto”, lamentou.

Durante o ato, disse que o medo entre as gestantes da cidade está grande devido a frequência na ocorrência de óbitos na única maternidade da cidade e ainda falou que muitas saem de lá para darem à luz em outra localidade. “Será que a gente vai ter que sair da própria cidade? Quantas crianças, quantas famílias ainda vão sofrer? Será que a vida do nossos filhos não vale nada?”, declarou.

Em outro caso, a perda foi esposa e filho e de de filha e neto. Thiago Garcia e a sogra, Elisângela Cunha falaram ao público de cima do coreto da Praça do Jardim da Independência. Primeiro ele, bem emocionado, lembra que perdeu Eron, o filho e a mulher, no mesmo dia, em fevereiro. Ela estava no sétimo mês de gestação.

“Não sei o que aconteceu, mas a Liz, na madrugada do dia 13 de fevereiro, ela ficou com falta de ar os pulmões, ficou sem ar e esperaram faltar oxigênio para para o meu filho para fazer a cesárea, entendeu? Aí meu filho já nasceu mal e ainda esperou três horas se esforçando para para respirar sem ninguém sem atender. Eles tentaram salvar os dois, fizeram a cirurgia de apêndice com o bebê na barriga dela com medo de tirar o bebê, porque aqui não tem UTI. Se tivesse, tinha feito a cesárea, a cirurgia dela, mas aqui não tem a UTI. E no final não conseguiram salvar nem o bebê e nem a minha esposa”, declarou.

A mãe da gestante, Elisângela Cunha, chorando bastante, contou seu relato, dizendo ela estar sendo uma guerreira, suportando a perda, porque a filha dela o foi, até o final. “Eu tenho que ser guerreira como a minha filha foi. Até o final a minha filha lutou muito. O meu neto ficou três horas vivo tentando, lutando pela vida dele”, relatou.

Para ela, a causa da manifestação, que é a necessidade de UTI neonatal, é extremamente importante. “Quantos anjinhos, quantas crianças vamos precisar perder para pessoas acordarem? Eu peço para vocês: gente, que deixem essa nossa luta, não é só agora, nós vamos lutar até o final, para que outros bebês, outras famílias não passem por isso, porque essa dor que eu tenho é uma dor muito doida, que eu não desejo para ninguém, para ninguém”, finalizou.

Na última quinta-feira, quando o Campo Grande News relatou um dos casos de morte na maternidade, o hospital, em nota, informou que “eventuais transferências de pacientes para fora do domicílio de origem acontecem por orientações médicas” e respondendo sobre o caso específico de  Luana Guimarães, de 28 anos, que perdeu o filho no dia 8 de março, quatro depois te ter procurado o hospital. “No caso em tela, não houve qualquer motivação pelos profissionais para a solicitação de vaga em outro hospital de referência”.

O local é a única instituição hospitalar da região que atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência de atendimento aos municípios de Corumbá, Ladário e cidades fronteiriças da Bolívia. "Reforçamos nosso compromisso com a saúde de toda a população", consta na nota.

Em 2022, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu investigação para apurar quase 70 mortes de bebês em dois anos na Maternidade de Corumbá. Foram 35 óbitos em 2020 e 34 no ano seguinte.

Nos siga no Google Notícias