ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Hospital Universitário de Dourados oferecerá cirurgia bariátrica pelo SUS

O novo ambulatório deve iniciar as atividades ainda este mês, e será o primeiro a ter o serviço no interior

Por Ketlen Gomes | 07/03/2025 16:05
Hospital Universitário de Dourados oferecerá cirurgia bariátrica pelo SUS
Fachada do Hospital Universitário da UFGD (Foto: Divulgação)

O HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) deve iniciar, na segunda quinzena deste mês, os atendimentos no Ambulatório Multiprofissional de Cirurgia Bariátrica. A unidade será a terceira do Estado habilitada a oferecer esse serviço pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Universitário da UFGD, em Dourados, iniciará atendimentos no Ambulatório Multiprofissional de Cirurgia Bariátrica na segunda quinzena deste mês, tornando-se a terceira unidade no Mato Grosso do Sul a oferecer esse serviço pelo SUS. Atualmente, apenas o Hospital Universitário da UFMS e o Hospital Regional de Campo Grande realizam essas cirurgias na rede pública. O novo ambulatório visa atender pacientes com obesidade que aguardam na fila do SUS, oferecendo avaliação e preparação multidisciplinar com uma equipe especializada. A iniciativa busca suprir a demanda no interior do estado, onde o acesso ao tratamento é limitado.

Atualmente, apenas o Hospital Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o HRCG (Hospital Regional de Campo Grande) realizam esse tipo de atendimento na rede pública. O médico responsável pelo ambulatório, Dr. Marcos Alexandre destaca que a iniciativa busca beneficiar pacientes com obesidade que aguardam pela cirurgia na fila do SUS.

Os pacientes já cadastrados serão encaminhados ao HU-UFGD por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). O ambulatório contará com equipe especializada, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, para avaliação e preparação multidisciplinar dos pacientes.

“Nós vamos criar mais um serviço para atender a população que sofre dessa doença tão prevalente na nossa sociedade. Dados recentes mostram que 31% dos brasileiros têm obesidade. Nem todos precisam de cirurgia, mas aqueles que têm indicação, em Mato Grosso do Sul, contam apenas com os serviços da Capital. O interior acaba sendo desfavorecido. Com essa iniciativa, nosso objetivo é acolher esses pacientes e oferecer um tratamento adequado e digno”, explica o médico.

O HU-UFGD integra a Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), vinculada ao MEC (Ministério da Educação). A abertura do ambulatório também faz referência ao Dia Mundial da Obesidade, data que alerta a população sobre os riscos da doença, além da importância da prevenção, do tratamento e do acompanhamento adequado.

Nos siga no Google Notícias