Incêndio de grandes proporções no Alto do Pantanal é controlado
O foco estava próximo a uma escola rural, onde crianças foram liberadas das aulas
Um incêndio de grandes proporções no Alto do Pantanal, que colocava em risco uma escola rural em Corumbá, foi controlado. Conforme divulgado nesta terça-feira (22), chuvas que caíram na região auxiliaram o combate às chamas realizado por equipes do Corpo de Bombeiros.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um incêndio de grandes proporções que ameaçava uma escola rural em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, foi controlado com a ajuda de chuvas e o trabalho de equipes do Corpo de Bombeiros. Apesar do controle, o Pantanal ainda enfrenta outros focos de incêndio ativos, com equipes trabalhando para conter as chamas em diversas áreas. O Corpo de Bombeiros mantém o monitoramento constante e equipes de combate a incêndio permanecem em alerta para agir caso seja necessário.
Na tarde de segunda-feira (21), incêndio estava a 200 metros de casas e uma escola municipal rural de educação integral Polo São Lourenço e Extensão que atende crianças ribeirinhas. Por conta do risco, parte da comunidade saiu das casas e os alunos foram liberados emergencialmente.
Segundo relatado pelo Corpo de Bombeiros, imagens de satélite revelam que atualmente não há focos de calor na região. Apesar do bom cenário, duas equipes continuam realizando o monitoramento do local e captando imagens com drones para avaliar a situação. A região ainda conta com a base do Corpo de Bombeiros na Serra do Amolar, a 9 km da escola, que possui oito militares de combate a incêndio, caso seja necessário.
Em combate - O Pantanal sul-mato-grossense ainda possui outros focos de incêndios ativos, como no Parque Estadual Pantanal do Rio Negro, que fica próximo aos municípios de Miranda e Corumbá. Atualmente, as chamas foram confinadas entre a BR-262 e o Rio Miranda. No local, há duas equipes realizando o combate ao fogo, com o apoio do helicóptero da Força Aérea Brasileira.
Na região do Passo do Lontra, também há equipes trabalhando para o controle do incêndio. “A preocupação é em relação à proximidade (incêndios) com residências da comunidade local. Os focos tinham sido controlados no final de semana, mas houve reignição, por isso os trabalhos continuam no local”, informa a nota.
Os bombeiros ainda realizam o monitoramentos das regiões do Paiaguás, Serra do Amolar, Nhecolândia (a oeste do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro) e Abobral. Ao todo, há 132 militares atuando na “Operação Pantanal”.