Lagoa transborda, água inunda casas e moradores são resgatados de barco
A chuva do período da tarde chegou a 120 milímetros, conforme o site local da cidade
A Lagoa do Sapo em Batayporã transbordou alagando diversas ruas do seu entorno durante o temporal que atingiu a cidade, a 310 quilômetros de Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (12). Em um fluviômetro instalado próximo do local da enchente, a chuva do período da tarde chegou a 120 milímetros, conforme o site Nova News. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já previa no mínimo 40 milímetros de chuva para a cidade, neste feriado.
A água invadiu residências e moradores tiveram de ser resgatados de barco pelo Corpo de Bombeiros. Acionados pela Defesa Civil, militares Nova Andradina tiveram de se deslocar até o município para resgatar as vítimas do alagamento.
Toda a área alagada próxima à lagoa foi isolada pela prefeitura de Batayporã, para evitar que o tráfego de veículos movimente a água para dentro das residências. A limpeza das bocas de lobo também já foi iniciada. A prefeitura do município também informou que está prestando assistência às vítimas.
O município ressaltou "que ações paliativas, como a limpeza das galerias e esgotamento da lagoa, são corriqueiras" e que recentemente concluiu a licitação para elaboração de "projeto executivo de drenagem e infraestrutura urbana para controle de enchentes na região".
Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente da cidade e Defesa Civil estão juntas ao Corpo de Bombeiros, socorrendo às vítimas e tentando minimizar os transtornos.
Alerta - Todas as cidades do Estado estão sob alerta de chuvas Intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso vale até às 10h de amanhã (13).