ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Mais armas são achadas em contêiner de empresa que abastecia facções

Abertura de contêiner ocorreu nesta terça-feira em Asunción, capital do Paraguai

Por Helio de Freitas, de Dourados | 12/12/2023 09:16
Fuzil e carregadores em caixa retirada de contêiner, nesta terça-feira (Foto: Divulgação/Senad)
Fuzil e carregadores em caixa retirada de contêiner, nesta terça-feira (Foto: Divulgação/Senad)

Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e do Ministério Público do Paraguai encontraram caixas com fuzis e pistolas semiautomáticas no contêiner pertencente à empresa IAS (Internacional Auto Suply), investigada no âmbito da Operação Dakovo.

O contêiner foi apreendido no dia 5 deste mês, no pátio da Dimabel, órgão do governo paraguaio que controla o comércio de armas no país vizinho. Deflagrada no Paraguai pela Senad e no Brasil pela Polícia Federal, a operação investiga esquema internacional de tráfico de armas de países do leste europeu.

O armamento era importado legalmente pela IAS e depois, com a conivência de militares corruptos da Dimabel, era destinado às duas principais facções brasileiras, o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho.

A empresa pertence ao argentino Diego Dirisio e à mulher dele, a ex-modelo argentina Julieta Nardi. Os dois conseguiram fugir antes da chegada das equipes da Senad. Existe suspeita de que tenham sido avisados da operação.

As investigações mostraram até agora o envolvimento de empresas de armas, militares e empresários de outros ramos que ajudam a lavar dinheiro do esquema.

Até um senador paraguaio foi citado em conversas de telefone gravadas ao longo dos últimos meses. Ontem, ao chegar ao Congresso paraguaio e ser questionado sobre as suspeitas, o senador Carlos Nuñez Agüero chegou a agredir jornalistas paraguaios.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias