Mesmo com prisões em plenário, Câmara mantém julgamento de vereador
Presidente da Câmara disse que há quorum suficiente para manter julgamento de Junior Rodrigues por quebra de decoro
Mesmo com a prisão em plenário dos vereadores Pedro Pepa (DEM) e Pastor Cirilo Ramão (MDB), continua a sessão da Câmara de Dourados para julgamento do pedido de cassação do vereador Junior Rodrigues (PL). A sessão começou às 15h. Ao Campo Grande News, o presidente da Casa Alan Guedes (DEM) disse que há quorum suficiente para dar continuidade à sessão.
Junior Rodrigues é acusado de quebra de decoro pela advogada e ex-vereadora Virginia Magrini por ser citado em relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) como suspeito de ligação com uma lavanderia contratada pela prefeitura. O vereador é da base aliada da prefeita Délia Razuk (sem partido) e até o ano passado era o líder dela na Câmara.
O dono e funcionários da empresa trabalharam no gabinete de Junior Rodrigues. A defesa alega que o vereador é amigo há 27 anos do empresário, mas nega favorecimento à lavandeira.
Relatório da Comissão Processante montada em maio pediu o arquivamento da denúncia. O relator Silas Zanata (Cidadania) e o membro Olavo Sul (Patriota) se manifestaram pela improcedência, mas a presidente da Comissão, vereadora Daniela Hall (PSD), defendeu a cassação.
Os advogados de defesa falaram por duas horas e pediram o arquivamento da denúncia. Advogado Vander Medeiros disse que a denúncia é completamente infundada e acusou a denunciante, Virginia Magrini, de fazer política com denúncias vazias.
“Coloca em risco a honra e a imagem do vereador, é contumaz em fazer denúncias infundadas”, afirmou.“O ódio daqueles derrotados nas eleições não pode derrotar a democracia, eles têm que aguardar a próxima eleição”.
Vander Medeiros apontou “processo frágil” e “sem nenhuma prova” e disse que a condenação seria a morte política de quem conquistou o mandato ajudando pessoas marginalizadas da sociedade. Rodrigues fazia parte de uma entidade ligada à igreja católica que atende pessoas com dependência química em Dourados.