ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  06    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Pai relata desespero do filho ao descobrir escorpião no tênis durante casamento

Segundo a Secretaria de Saúde, foram registrados 3,4 mil acidentes envolvendo o animal peçonhento este ano

Por Clara Farias | 06/08/2025 15:08
Pai relata desespero do filho ao descobrir escorpião no tênis durante casamento
Menino, de oito anos, em Itaquiraí (Foto: Arquivo Pessoal)

O menino de 8 anos, que está em estado grave após ser picado por escorpião, descobriu que o animal peçonhento estava dentro do tênis durante uma cerimônia de casamento. Ao Campo Grande News, o pai da criança, Marcelo da Silva Martins, contou que a situação aconteceu no último sábado (2), em Naviraí, a cerca de 380 quilômetros de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Menino de oito anos está em estado grave após ser picado por escorpião dentro do tênis durante casamento em Naviraí (MS). A criança estava sentada quando sentiu o incômodo no pé. Ao tirar o tênis, o escorpião caiu. O menino foi levado à Santa Casa da cidade, mas transferido para o Hospital Universitário de Dourados devido à gravidade do caso. Este é o segundo caso envolvendo crianças em Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Uma menina de oito anos morreu após ser picada por escorpião em Chapadão do Sul. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, foram registrados 3.436 acidentes com escorpiões no primeiro semestre deste ano no estado. Especialistas alertam para o aumento de casos nesta época de reprodução dos animais.

Segundo ele, ele e a esposa foram convidados para ser padrinhos e saíram de casa, em Itaquiraí, acompanhados dos filhos. Durante a cerimônia, o menino, que estava sentado ao lado da irmã, começou a sentir incômodo no pé.

Ele disse para a irmãzinha dele: 'Tem um bicho no meu tênis'. E ela falou para ele ficar quietinho porque era hora do casamento. Estava bem no momento da entrada das alianças. Aí ele começou a gritar, arrancou o tênis, e a irmã chacoalhou: o escorpião caiu de dentro, contou o pai.

A criança foi levada para a Santa Casa de Naviraí, mas, segundo a família, os médicos informaram que a unidade não tinha recursos para o tratamento necessário. Por isso, ela foi transferida para o Hospital Universitário de Dourados, onde segue até esta quarta-feira (6).

"Nós não estávamos sozinhos, bastante gente foi para lá. O caso dele está sério, gravíssimo", disse o pai.

Este é o segundo caso envolvendo criança registrado nos últimos dias em Mato Grosso do Sul. No último domingo (3), Valentina Macedo, também de 8 anos, morreu após ser picada por um escorpião em Chapadão do Sul. A menina brincava com a irmã no quintal de casa quando sofreu o ataque.

Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), no primeiro semestre deste ano foram registrados 3.436 acidentes causados por escorpiões em Mato Grosso do Sul. “A SES destaca que o soro antiescorpiônico, utilizado no atendimento de casos graves de envenenamento, está disponível em 67 municípios sul-mato-grossenses, exclusivamente em unidades hospitalares”, informa a nota.

O biólogo Isaias Pinheiro alerta que este mês marca o início da temporada com aumento significativo de acidentes com escorpiões. “Os casos com animais peçonhentos costumam aumentar nessa época de reprodução. Os acidentes estão acontecendo dentro das residências, por isso é importante notificar os centros de controle”, orienta.

Veja como evitar acidentes, o que fazer em casos de picada e como solicitar desinsetização de escorpiões abaixo:

Evitar acidentes - Antes de vestir roupas, calçar calçados ou usar toalhas é aconselhado se certificar se o animal não está escondido nos itens. Outra forma de evitar picadas de escorpiões é afastar camas e berços das paredes. Evitar que os lençóis ou cobertores toquem o chão também é recomendado.

Na Capital, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) possui canais de atendimento que realizam orientações e agendam desinsetização. Em caso de infestação, entre em contato com os telefones: (67) 2020-1796, (67) 2020-1802 ou (67) 3313-5000. O CCZ também atende pelo WhatsApp: (67) 2020-1796.

Fui picado, e agora? Em casos de picadas, orienta-se que o local do ferimento seja lavado com água e sabão. Não é recomendado realizar torniquetes, sucção nem aplicar produtos sobre o local picado.

Em casos leves, a orientação é procurar uma UPA imediatamente. Também é aconselhado que, se possível, o escorpião seja capturado, ou fotografado, para que a espécie seja identificada mais facilmente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.