Raros e em extinção, dois cachorros-vinagre morrem atropelados na BR-262
Além dos dois atropelados, também foi notado a presença de outros dois cachorro-vinagre próximo ao local.
Dois cachorros-vinagre, espécie extremamente rara e em extinção da fauna brasileira, morreram após serem atropelados por um veículo no início da tarde deste sábado (10) na BR-262, entre Aquidauana e Miranda.
Além dos dois atropelados, também foi notado a presença de outros dois cachorro-vinagre próximo ao local, um adulto e um filhote, possivelmente da mesma família.
O registro foi feito pelo Projeto Bandeiras e Rodovias, que monitora o atropelamentos de tamanduás-bandeira nas rodovias e animais de outras espécies.
De acordo com Mário Alves, representante do projeto, a região tem matas e diversas fazendas de pecuária. Panorama que ameaça o desenvolvimento dessa e de outras espécies de animais.
Raros
São raros os registros da espécie em seu habitat natural já que o animal está ameçado de sumir das matas. O cachorro-vinagre é uma espécie que habita áreas de florestas em parte da América do Sul e em praticamente todas as regiões do Brasil, com exceção do Bioma Caatinga.
Eles pesam cerca de cinco quilos e sua coloração é predominantemente marrom-avermelhada, tem aparência “fofa” e são bons nadadores. Eles vivem em grupos que podem variar de dois a 12 indivíduos, nas quais apenas o casal dominante reproduz.