Sob vaias, Câmara transfere eleição da Mesa Diretora para amanhã
Com boicote de oito vereadores, sessão foi encerrada nesta sexta sem a votação; nova tentativa será amanhã às 14h

Debaixo de vaias e gritos de “ladrões” e “covardes”, a presidente da Câmara de Vereadores Daniela Hall (PSD) encerrou por volta de 15h10 desta sexta-feira (7) a sessão extraordinária convocada para a eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo de Dourados, a 233 km de Campo Grande.
O motivo foi a falta de quorum para fazer a eleição. Daniela Hall informou que seriam necessários dez vereadores – maioria simples dos 19 legisladores do município. Entretanto, apenas oito estavam presentes.
- Leia Também
- Sem quorum para eleição, direção de Câmara “busca” vereadores
- Operação Cifra Negra prende três empresários e servidor da Capital
Uma nova tentativa de eleição foi marcada para 14h deste sábado (8), feriado municipal pelo dia da Padroeira Imaculada Conceição.
A tentativa frustrada de eleição ocorreu dois dias após três vereadores – dois deles candidatos na eleição da Mesa Diretora – serem presos acusados de corrupção.
Moradores presentes na sessão protestaram contra a manobra dos vereadores da base aliada da prefeita Délia Razuk (PR), que boicotaram a sessão e impediram a eleição. Para os manifestantes, o grupo agiu para proteger a candidatura do vereador Pedro Pepa (DEM), impedido de participar da eleição porque está preso.
Idenor Machado (PSDB) e Pastor Cirilo Ramão – candidato a segundo secretário na chapa de Pepa – também estão presos. Eles são investigados na Operação Cifra Negra, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.
Protesto contra Daniela – O Campo Grande News apurou que o grupo de vereadores ausentes tomou a decisão em protesto à manobra de Daniela Hall de não convocar o suplente Mauricio Lemes Soares (PSB) para a vaga de Idenor Machado.
Após Idenor pedir afastamento por 32 dias, ontem de manhã, Mauricio correu para a Câmara e protocolou um pedido de convocação, para poder participar da eleição desta sexta. Só que a presidente da Casa ainda não fez a convocação e hoje disse que a posse dele só deve ocorrer na segunda-feira (10).
Daniela Hall integra a chapa adversária do vereador preso. Ela é candidata à segunda secretária na chapa que tem o vereador Alan Guedes (DEM) como candidato a presidente. Apesar de pertencer ao mesmo partido de Pedro Pepa, Alan não é alinhado à administração municipal.
O grupo que faltou à sessão também reclama por Daniela Hall não ter acatado o pedido de substituição de Pedro Pepa e de Cirilo Ramão na chapa.
O documento solicitando a troca de Pepa por Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PDT), e de Cirilo Ramão por Janio Colman Miguel (PR), foi protocolado ontem na Câmara, mas a presidência não se manifestou sobre o caso.
Veja abaixo o vídeo da sessão, encerrada sem a eleição da Mesa Diretora: