7 dicas para não ser o(a) sem noção do grupo do condomínio
Algumas atitudes comprometem a sua credibilidade e pegam muito mal para a sua imagem, além de gerar processos
Cada vez mais os condomínios, tanto residenciais quanto comerciais, estão aderindo ao WhatsApp como ferramenta de comunicação de eventos e outras questões que envolvem os moradores e as áreas comuns. Ao mesmo tempo que o aplicativo facilita a interação entre os moradores e a atualização sobre o dia a dia da gestão, manutenção e ocorrências, também gera muita confusão, porque algumas pessoas utilizam indevidamente o espaço, tanto na maneira de escrever quanto no fato de querer esclarecer situações privadas no âmbito público. Os processos por judiciais por conta de brigas em grupos de WhatsApp só crescem no Brasil.
Se faz parte de algum grupo de condomínio, já anota estas dicas para te proteger de ações judiciais e para não dar um tiro no pé na sua imagem e se tornar o sem noção do grupo.
1)Jamais leve alguma desavença privada para o espaço do grupo, que é público. Se você se desentendeu com alguém por algum motivo, mesmo durante a conversa no grupo, chame a pessoa no privado (pessoalmente ou por conversa mesmo) e resolva apenas com ela o problema. Ficar batendo boca em público é constrangedor, pega muito mal para a sua imagem e pode levar inclusive a um processo judicial se a outra parte se sentir ofendida. E a prova estará lá.
2)Se estiver nervoso (a), sem paciência, sob efeito de álcool/remédios ou em um dia ruim, não interaja no WhatsApp do grupo do condomínio. Certamente você irá escrever ou enviar algo que se arrependerá depois. E a palavra lançada, ou as ações no grupo são como flecha lançada, não voltam atrás.
3)Não compartilhe correntes, memes, mensagens de cunho político, religioso ou que não tenham relação com os assuntos tratados pelos condôminos. É desagradável, é considerado spam e será considerado falta de educação da sua parte.
4)Preste atenção para escrever corretamente e evitar ser interpretado de maneira equivocada. Evite gírias e abreviações, veja se sua frase está formulada de maneira compreensível, com vírgula, letras maiúsculas e minúsculas e pontuação adequada. Releia antes de enviar a mensagem. Veja se está sendo direto e claro. A vantagem de escrever mensagem é justamente essa, poder pensar antes de se comunicar. Evite fortemente mandar áudios, principalmente os longos. Tudo o que for dificultar o entendimento dos demais, é melhor ser evitado.
Dica bônus: Escreva tudo o que precisa e envie em uma única mensagem. Evite sequência de mensagens curtas porque isso pode gerar confusão se outra mensagem entrar entre a sua e atrapalha a troca e o fluxo de informações.
5)Verifique as informações antes de compartilhar. Certifique-se da veracidade de tudo o que enviar no grupo. Imagine ter a credibilidade comprometida por enviar fake news?
6)Evite enviar mensagens de reclamações constantes. Isso pode criar um ambiente negativo. Se tiver reclamações, melhor que sejam direcionadas ao síndico ou a quem for endereçada a reclamação. Nem tudo precisa se tornar público, não é mesmo? Pense se você constrangerá alguém ou se está agindo de uma maneira ruim. Lembre-se que toda ação gera uma reação.
7)Preste atenção no horário que for enviar as mensagens (dê preferência ao horário comercial) e nas regras do grupo: não as descumpra. Ignorar as diretrizes (horários para postagem e temas permitidos) pode gerar conflitos.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.