Agora está limpinho, mas idosa diz sofrer com vazamento de esgoto a cada 15 dias
Problema é causado por mau uso da rede, justifica Águas Guarirobas
“Eles vieram aqui e limparam, mas logo começa de novo”, o desabafo é feito por Edna Albano, de 60 anos. A mulher conta que pelo menos de 15 a 15 dias precisa lidar com vazamento de esgoto em sua calçada. O problema é causado por mau uso da rede, justifica Águas Guariroba.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores da Rua Vitor Meirelles, em Campo Grande, enfrentam problemas recorrentes com vazamento de esgoto nas calçadas. Edna Albano, de 60 anos, relata que o problema ocorre a cada 15 dias, afetando a circulação de pedestres e causando transtornos com mau cheiro. A Águas Guariroba, concessionária responsável, atribui os transbordamentos ao mau uso da rede e ligações irregulares. Mensalmente, são removidas 50 toneladas de resíduos descartados incorretamente no sistema, incluindo restos de alimentos, óleo de cozinha, embalagens plásticas e outros materiais. A situação persiste há anos, apesar das limpezas periódicas realizadas pela empresa.
Ainda no começo deste sábado (1º), o esgoto estava jorrando em frente a casa da idosa na Rua Vitor Meirelles, em Campo Grande. Em imagens recebidas pelo Campo Grande News, através do Canal Direto das Ruas, é possível ver que até um rato morto teria saído do encanamento.
Pouco depois, a equipe da Águas conteve o vazamento, mas o receio da idosa continua.
Conforme Edna, o vazamento tem afetado todos os moradores da região, pois ocorre em todos os respiros de esgoto. “Isso é um problema que vem acontecendo há anos. Chega a um ponto que não tem mais jeito. Eu tenho uma calçada bonita, mas os pedestres estão tendo de andar na rua. É um cheiro terrível que não tem o que fazer”, afirmou.
Para a reportagem, a Águas Guariroba informou que os “transbordos podem ocorrer devido às ligações irregulares, que são feitas diretamente na rede de esgoto, ou principalmente, pelo mau uso da rede por meio de descartes incorretos”.
Mensalmente a concessionária chega a remover 50 toneladas de resíduos descartados na rede de esgoto. Restos de alimentos, óleo de cozinha, embalagens plásticas, absorventes, preservativos e cotonetes estão entre os itens.
Em janeiro do ano passado o Campo Grande News acompanhou uma equipe da concessionária de água durante uma limpeza de um poço. O local também sofria com o mesmo problema relatado por Edna.
Na época, a equipe da Águas Guariroba informou que já haviam retirado até um boneco do Mario, personagem do videogame. No mesmo período, vários metros de lona foram retirados do esgoto na Avenida Nelly Martins.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.