ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Chuva fecha turismo no Rio Salobra e impõe restrição no Betione

Teve aniversariante decepcionada: "Eu ia levar minha filha, sobrinha e alguns amigos para o aniversário"

Gabriel de Matos | 24/03/2023 14:14

As chuvas registradas nos últimos dias na região de Bodoquena, localizada a 265 km de Campo Grande, fecharam os principais atrativos da região. A cidade registrou chuvas na madrugada e a água do Rio Salobra ficou imprópria para banho.

Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente confirmou que todos os atrativos da região do Rio Salobra estão fechados para turistas. Já na região do Betione, eles operam com algumas restrições. "Vale reforçar que a Boca da Onça segue operando com trilha que não acessa o Rio Salobra e a Flutuação Nascentes da Serra".

Com isso, o Refúgio Canaã também fechou o local para turistas no final de semana. O tempo atrapalhou a viagem de aniversário da empresária Larissa Couto, de 27 anos. Ela tinha planejado acampar no Refúgio Canaã com oito pessoas.

Durante a semana, Larissa perguntou aos funcionários qual a situação que se encontrava o atrativo turístico. "Como eu gosto muito de viajar, decidi que queria ir ao interior. Decidimos que iriamos a Bodoquena". Ao longo da semana, no momento de confirmar a reserva, o representante do Refúgio disse que o local estava bom para o banho, mas tudo mudou nesta sexta-feira (24).

A frustração da Larissa foi grande. O planejamento para realização da viagem começou há duas semanas. Ela tem uma loja de roupas femininas e outros amigos trocaram horário e expedientes de serviço para acompanhá-la em Bodoquena.

"Eu ia levar minha filha e sobrinha, quando elas ficaram sabendo, foi uma decepção. Mas não era para ir, não tem como ir agora", disse a empresária Larissa.

A jornalista Bruna Rocha, de 27 anos, é amiga de Larissa e trocou o plantão de final de semana com colegas para estar na viagem. Ela brincou e disse que "a alegria de pobre dura pouco e que o brilho sumiu, mas estamos animadas". Durante a semana, ela tinha preparado a barraca e o colchão inflável para o acampamento.

O responsável pelas reservas informou para a aniversariante, que completa 28 anos no próximo dia 26, que há a possibilidade de remarcar a estadia no local. Porém, a amiga Bruna informou que ainda não sabe se viajará neste mês. "Podemos remarcar o passeio. Talvez a gente espere parar a chuva um pouco".

O Refúgio Canaã foi consultado pela reportagem do Campo Grande News e confirmou que o local estará fechado neste fim de semana. Além disso, ressaltou que, praticamente, do final de fevereiro até agora. não recebe turistas por conta das chuvas. Atualmente, não tem pessoas no local.

Troca de mensagens entre Larissa e o responsável pela reserva do Refúgio Canaã (Foto: Arquivo Pessoal)
Troca de mensagens entre Larissa e o responsável pela reserva do Refúgio Canaã (Foto: Arquivo Pessoal)

Sem riscos para população - A Prefeitura de Bodoquena informou que não existe régua de medição dos rios na região. Em relação aos danos e pessoas atingidas no município, a nota completa: "Não há desabrigados, nem desalojados, a situação segue normal, sem chuvas que representem riscos para as famílias. O volume de cada chuva não é expressivo, porém, dado o período prolongado de ocorrência delas, o solo já não absorve a água, que escorre para o leito dos córregos, causando essa mudança rápida nos rios".

A prefeitura ainda explica que, por não ter régua de medição nos rios, não é possível especificar em metros o quanto acima do nível normal os rios estão. Mas, visualmente, nota -se que todos - a exemplo do Rio Salobra, Chapena, Betione, Campina e vazantes - estão acima do habitual.

Nos siga no Google Notícias