Pitbull solto mata cão em ataque registrado por morador do Noroeste
Caso aconteceu na manhã deste domingo (24), em Campo Grande
Cão sem raça definida morreu ao ser atacado por um pitbull solto na Rua Piraputanga, situada no Jardim Noroeste, durante a manhã de domingo (24). Vídeo encaminhado à reportagem do Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas registrou o momento.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Cão sem raça definida morreu após ataque de pitbull solto em rua de Campo Grande (MS), no domingo (24). Vídeo mostra o pitbull mordendo e arrastando o outro cachorro, enquanto outros animais tentavam intervir sem sucesso. Moradores temem a presença de cães de grande porte soltos na região. Um morador relatou que o pitbull estava solto há vários dias e fez um apelo às autoridades. A Lei de Crimes Ambientais prevê que o tutor do pitbull pode ser responsabilizado pelo ataque, com pena de até cinco anos de prisão. Normas municipais também proíbem cães soltos em vias públicas, com aplicação de multa.
A imagem, encaminhada por um leitor, mostra o momento em que o pitbull morde e arrasta o outro cachorro, enquanto outros animais tentam intervir. Em certo momento, um deles chega a morder as pernas e orelhas do agressor. Todas as tentativas, no entanto, foram em vão.
- Leia Também
- Pitbull solto mata poodle de casal de idosos em praça de Campo Grande
- Leitores defendem proibição ou regras mais rígidas para criação de pitbulls
A situação gerou indignação entre moradores da região, que afirmam temer a presença de cães de grande porte circulando sem coleira ou supervisão. O cachorro atacado permanece imóvel durante a gravação.
"Gostaria de fazer um apelo a respeito desse fato grave. Há vários dias que esse cachorro estava solto na rua, sem qualquer responsável por perto. Infelizmente, ontem, esses cães atacaram um cachorro de pequeno a médio porte, branco, bem em frente à minha casa", disse Jamilson Souza.
O morador informou que tentou jogar algo no pitbull para que ele parasse, mas que os outros cães o afastaram do local. "Fica aqui meu apelo às autoridades competentes, pois esses cães continuam soltos e representam risco não apenas a outros animais, mas também às pessoas da região. É urgente que se tome alguma providência para evitar novas tragédias", finalizou.
Lei de Crimes Ambientais - Por mais de uma vez, a reportagem volta a informar que o tutor do pitbull pode ser responsabilizado pelo ataque. É crime, como prevê a legislação brasileira. Segundo o Código Civil, o dono de um animal responde por qualquer dano que ele causar a terceiros, e a Lei de Crimes Ambientais tipifica maus-tratos como crime, com pena de até cinco anos de prisão.
Além disso, normas municipais em Campo Grande também proíbem a circulação de cães soltos em vias públicas, sujeitando os responsáveis a multa.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.