ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

"Situação do paciente é cruel" enquanto hospital prioriza pintura, diz denúncia

Acompanhante questiona o que vê no Hospital Regional: gente dormindo em banco, infiltração e macas no corredor

Por Cassia Modena | 22/03/2024 11:21
Pacientes em maca no corredor do HRMS, um deles próximo ao chão (Foto: Direto das Ruas)
Pacientes em maca no corredor do HRMS, um deles próximo ao chão (Foto: Direto das Ruas)

A acompanhante de um paciente que está no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) nesta sexta-feira (22) enviou ao Direto das Ruas fotos e relatos de indignação com o que viu no setor de Pronto Atendimento Médico e soube o que acontece na enfermaria da instituição.

"Gente! Muitas pessoas nos corredores e não tem cama nem cadeira para quem está acompanhando. Eu fiquei em pé por mais de duas horas porque não tinha onde sentar enquanto eu acompanhava uma senhorinha acomodada no corredor", começa.

Uma cuidadora de idosos a substituiu como acompanhante e conseguiu negociar a saída da paciente da área de passagem do setor para um dos quartos. Porém, a denunciante se preocupa com outras pessoas que continuam lá e com um outro problema, que é a insuficiência de profissionais. "Tem quatro enfermeiros à noite para atender uns 50 pacientes", diz.

Acompanhantes ocupando bancos para pernoitar ao lado de pacientes (Foto: Direto das Ruas)
Acompanhantes ocupando bancos para pernoitar ao lado de pacientes (Foto: Direto das Ruas)

Fachada milionária - A acompanhante, que preferiu não se identificar, questiona o dinheiro que o hospital está gastando com pintura e modernização da fachada, quando a prioridade deveria ser o atendimento aos pacientes. Quanto a isso, ela enviou ao Direto das Ruas publicação do site oficial do HRMS feita no ano passado para anunciar investimento total de R$ 6,2 milhões em reformas e ampliações.

"Falam aqui que vão fazer reformas, mexer nas estruturas e tudo mais, mas no pronto atendimento não existe essa situação. A situação do paciente é cruel aqui", aponta. "Uma das reformas vai gastar mais de um R$ 1 milhão para a pintura e modernização da fachada. Olha, eu entendo que pintura é importante, claro, dar uma outra visão. Mas pintura não é importante para o paciente, porque o paciente precisa de leito, o paciente precisa de um atendimento decente, os enfermeiros que lá trabalham precisam ter um local apropriado de trabalho", complementa.

Ela afirma que irá formalizar denúncia ao Ministério Público Estadual que, inclusive, abriu dois inquéritos nesta semana para investigar a falta de médicos pediatras plantonistas e a execução de um programa de proteção à segurança do paciente do HRMS.

Problemas no teto do setor de pronto atendimento do HRMS (Foto: Direto das Ruas)
Problemas no teto do setor de pronto atendimento do HRMS (Foto: Direto das Ruas)

"É um descaso com a saúde pública, é um descaso do Estado, de quem recebe o dinheiro e não sabe distribuir isso. Faltam pessoas para atender e os médicos fazem o que podem ali", se revolta.

Exames e estrutura - A acompanhante denuncia ainda que não havia contraste para fazer exames de imagem no hospital dias atrás, quando ela esteve no local.

Ela afirma ter ouvido de profissionais que trabalham na instituição que a enfermaria atende mais pacientes do que tem capacidade, assim como o setor de pronto atendimento. "É muito difícil", desabafa.

O que diz o hospital - A assessoria do Hospital Regional foi contatada para se manifestar sobre as denúncias, e enviou a seguinte nota:

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) informa que as reformas que estão em andamento são oriundas de emendas parlamentares que foram orçadas de acordo com as necessidades da época. 

É importante frisar que estamos no caminho da reestruturação de toda a unidade hospitalar, porém, essa estratégia deve ser executada de maneira gradativa, visto que a assistência aos pacientes é nossa prioridade máxima. 

Sobre a ocupação, é importante reforçar que a unidade hospitalar opera, constantemente, com uma demanda superior à sua capacidade de atendimento. Apesar da alta demanda, oriunda da regulação municipal, o hospital presta toda a assistência necessária a cada cidadão que busca por atendimento.

Matéria atualizada às 11h45 para acrescentar nota do HRMS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias