Temporal alagou 5 postos de saúde, Caps e escola em Campo Grande
As chuvas que atingiram Campo Grande nesta terça-feira (18) voltaram a causar estragos em várias regiões da cidade. Desta vez, cinco unidades de saúde, um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e uma escola municipal ficaram alagados durante a tarde. As imagens e os relatos foram enviados pelo canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
As chuvas em Campo Grande causaram alagamentos em cinco unidades de saúde, um CAPS e uma escola municipal. Na UBS do Batistão, a água escorreu pelo teto, e servidores e pacientes ajudaram a retirar a água. Na USF do Parque do Sol, um vídeo mostrou água saindo de uma tomada. Na Escola Municipal Luiz Cavallo, a falta de escoamento adequado causou alagamentos nas salas de aula. No CAPS Márcia Zen, o forro solto levantou com o vento. A UBS do Aero Rancho 4 ficou inundada, atingindo a farmácia e salas de atendimento. A prefeitura ainda não respondeu sobre os incidentes.
Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Batistão, por exemplo, a água escorreu pelo teto, e um vídeo mostra servidores e pacientes em meio ao alagamento dentro do prédio. A pessoa que enviou as imagens, que preferiu não se identificar, relatou que gerentes, funcionários e até pacientes ajudaram a retirar a água para tentar secar o local.
- Leia Também
- Carros ficam presos e forte enxurrada arrasta homem na Gunter Hans
- Trecho de avenida acumula buracos há cerca de seis meses
Já na USF (Unidade de Saúde da Família) do Parque do Sol, Pyethro Cornellas de Oliveira, de 19 anos, contou que recebeu um vídeo de moradores do bairro mostrando o alagamento na unidade e água saindo de uma tomada. Ele decidiu encaminhar as imagens ao Campo Grande News por considerar a situação recorrente.
“Para um local que passou por uma ‘reforma’, que na verdade foi mais um tapa-buraco, há menos de dois anos, é complicado. A cada chuva, ou a unidade alaga ou as goteiras tomam conta. É dinheiro público indo pelo ralo mais uma vez”, comentou.
Na Escola Municipal Professor Luiz Cavallon, no bairro Jardim Botafogo, a água invadiu as salas de aula devido à falta de um sistema de escoamento adequado. Segundo um relato, a unidade é antiga e não passou por reformas. Apesar do alagamento, os alunos continuaram assistindo às aulas.
No CAPS Márcia Zen, uma paciente relatou que o forro estava solto e, com a força dos ventos, levantou durante a chuva. Ela teme que o material caia sobre os pacientes que aguardam atendimento.
Na UBS do Aero Rancho 4, outra pessoa informou que a unidade ficou completamente inundada, atingindo até a farmácia, salas de atendimento e o setor de odontologia. Segundo ela, o problema é antigo e ocorre “praticamente desde a inauguração da unidade”.
Na UBS do Cophavila, um leitor relatou a presença de mofo e vazamentos nas janelas.
Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) relatou que acionou as equipes de manutenção para atender os locais e minimizar os impactos.
"Na USF Parque do Sol, os fortes ventos causaram o desprendimento de telhas, mas a situação já foi solucionada sem qualquer interrupção dos atendimentos. Nas demais unidades, os alagamentos foram ocasionados pelo entupimento de calhas, com folhas das árvores trazidas pelos ventos fortes, e as medidas necessárias para o escoamento da água e a normalização do funcionamento já estão sendo adotadas. A Sesau segue monitorando a situação e reforça o compromisso com a segurança e a continuidade dos serviços prestados à população", esclarece em nota.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.