ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Vizinho reclama de conviver com pit-bull solto apesar de lei proibir

Segundo homem, que prefere não se identificar, animal já matou outros cachorros e ele tem medo de ataque

Por Ana Paula Chuva | 10/06/2024 11:15


Apesar da lei estadual nº 3.489/2008 determinar que cachorros pitbull não podem ficar em via pública sem guia curta, enforcador de aço e focinheira, morador do Bairro Jardim do Pênfigo, em Campo Grande precisa conviver com um animal da raça solto. Vídeo enviado ao Campo Grande News, mostra o cão na calçada de uma casa sem nenhuma restrição.

Na gravação, enviada pelo canal Direto das Ruas, é possível ver homem mexendo em um carro e o cachorro logo atrás, na calçada. O animal fica um tempo em pé e logo depois se senta ao lado das cadeiras que estão em frente à residência com portão aberto.

O cachorro não tem nenhuma restrição de circulação e segundo o vizinho, que prefere não se identificar, vive solto na rua sem qualquer cuidado e já chegou a matar outros animais de porte menor, de acordo com o homem.

“É só vir ficar aqui de frente com ele e você vai ver o risco”, disse o homem que afirmar ter medo do animal.

À reportagem, o homem afirma que vai procura a polícia e a GCM (Guarda Civil Metropolitana) para denunciar o vizinho. “Está difícil conseguir ter paz e segurança. Não sei se os outros vizinhos procuraram a polícia, mas eu vou. Esse cachorro vive solto”, pontuou.

O que diz a lei? -  A lei, exige o uso da focinheira e enforcador em locais públicos para os cães das raças pitbull, rottweiler, doberman, bull terrier, dogo argentino e fila brasileiro.

Assim como a lei municipal complementar nº 392/2020 que esclarece que cães de médio e grande porte só poderão ser conduzidos por maiores de 18 anos e com força suficiente para controlar os movimentos do animal que deve estar usando guia com enforcador.

A lei também pontua que os donos e ou condutores dos animais são responsáveis pelos danos que sejam causados em vias públicas, assim como a outras pessoas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias