Com 15 fechados e 6,7 mil demissões, crise pode fechar mais 3 frigoríficos
Com o anúncio de fechamento do frigorífico Minerva Foods, localizado em Batayporã, distante 311 km de Campo Grande, o número de funcionários demitidos subiu para 6,7 mil, considerando-se apenas de empregos diretos. São 15 empresas fechadas e mais três podem fechar nos próximos meses.
De acordo com o presidente da Assocarne (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne de Mato Grosso do Sul), João Alberto Dias, agora são 13 frigoríficos que fecham as portas em Mato Grosso do Sul em menos de um ano.
- Leia Também
- Associação de frigoríficos quer debater crise e monopólio do JBS em MS
- Falta boi para abate e 26 frigoríficos do país já fecharam; 14 deles em MS
Dias esteve presente na reunião que definiu abrir audiência pública para averiguar o possível monopólio do JBS no Estado. Ele afirmou que duas unidades, estão fechadas a bastante tempo. "Somando essas duas, resulta em 15 frigoríficos fechados, que estavam situados em Itaporã e Ribas do Rio Pardo. Com a inatividade do Minerva, foram 700 funcionários demitidos, subindo para 6,7 mil desempregados", explicou.
Em Mato Grosso do Sul, restam 23 frigoríficos e há previsão de mais fechamentos. "Temos a informação que mais duas ou três unidades vão fechar, mas não posso afirmar quais são eles, por causa de uma questão mercadológica", ressaltou.
A denúncia feita à Assembleia Legislativa pela Assocarne resultou em audiência pública, que terá a primeira reunião no próximo dia 10 de julho, às 08h.