ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 26º

Economia

EUA suspendem emissão de vistos para o Brasil e outros 74 países

Medida é contra imigrantes que possam depender de benefícios sociais; EUA reavaliam processos de triagem

Por Ângela Kempfer | 14/01/2026 11:25
EUA suspendem emissão de vistos para o Brasil e outros 74 países
Mulher com passaporte e visto do EUA (Foto: Arquivo)

O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu o processamento de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. A medida foi tomada como parte de um esforço para impedir a entrada de pessoas consideradas propensas a se tornarem um "encargo público", ou seja, que poderiam depender de benefícios sociais e assistência pública nos EUA.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a suspensão do processamento de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, a partir de 21 de março. A medida visa impedir a entrada de pessoas que possam se tornar dependentes de benefícios sociais americanos. A suspensão, que não tem prazo definido para término, afeta países como Afeganistão, Irã, Iraque, Egito e Rússia. O porta-voz Tommy Piggott informou que a decisão permitirá a reavaliação dos procedimentos de triagem, seguindo a cláusula de "encargo público" da legislação de imigração americana.

Segundo a Fox News, um memorando do Departamento de Estado orienta os agentes consulares a negar vistos com base na legislação atual, enquanto o governo reavalia os procedimentos de triagem e verificação. Além do Brasil, a lista de países afetados inclui Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia, Rússia e Iémen, entre outros.

A suspensão começará a valer a partir da próxima quarta-feira (21) e continuará por tempo indeterminado até que o Departamento de Estado conclua a revisão do sistema de processamento de vistos. Não está claro se a suspensão será total ou se haverá exceções, como para vistos de trabalho ou estudo.

Em um comunicado à Fox News, o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que a imigração proveniente desses países será suspensa enquanto o governo reavalia os procedimentos. "O Departamento de Estado usará sua autoridade para considerar inelegíveis os imigrantes que poderiam se tornar um encargo público para os Estados Unidos e explorar a generosidade do povo americano", acrescentou Piggott.

Essa suspensão ocorre após o Departamento de Estado já ter orientado, em novembro do ano passado, as embaixadas americanas a ampliar as regras de triagem com base na cláusula de "encargo público" da legislação de imigração. Essa cláusula visa impedir que imigrantes se utilizem de assistência pública como fonte principal de sustento.

A medida reflete a continuidade das políticas mais restritivas de imigração adotadas pelos Estados Unidos, com o objetivo de controlar a entrada de imigrantes e reduzir os gastos públicos com programas de assistência social.